some image

A Classe Alta

Dúvidas de finanças mais frequentes para Gustavo Cerbasi

Finanças

Gustavo Cerbasi foi escolhido o Melhor Educador Financeiro de 2012 pela nossa Comunidade.


Vídeo: os finalistas do Melhores de 2012

Envie suas dúvidas de finanças

Além das excelentes aulas que o Gustavo Cerbasi já deu para o nosso curso A Classe Alta, temos novamente a oportunidade de apresentar perguntas sobre finanças para uma aula especial que ele nos oferecerá.

Para deixar qualquer dúvida sobre dinheiro, investimentos e finanças, basta utilizar a ferramenta de comentários abaixo até o final do dia 30. Gravaremos a nova aula no dia 31 e enviaremos o link de acesso por email para todos da Lista Arata Academy.

Livros de Gustavo Cerbasi

Clique aqui para conhecer a lista das obras publicadas por Gustavo Cerbasi.

Receba o link para o vídeo gravado

Basta cadastrar seu email gratuitamente na nossa lista para receber o vídeo com as respostas dessa aula: http://www.arataacademy.com/port/convite-especial/.

Sobre Seiiti Arata

Seiiti Arata é fundador da Arata Academy e autor do curso de enriquecimento financeiro A Classe Alta. Suas melhores orientações para produtividade pessoal foram condensadas no curso Produtividade Ninja. É também autor do curso de carreira profissional Duplique Seu Salário e no treinamento em empreendedorismo EmpreDig. Suas técnicas de aprendizado estão condensadas no curso Como Aprender Mais Rápido.

68 comentários

Vitor López

Gustavo, observei ao longo de 2012 que vários fundos imobiliários apresentaram um ótimo rendimento. Alguns analistas preveem que em 2013 o desempenho desses fundos irá melhorar ainda mais. Tendo em vista a isenção do IR para pessoas físicas e o cenário que o Brasil vive hoje, qual sua opinião sobre esses fundos?

Teodoro Silva

Olá Gustavo! Você acha que é vantajoso pagar aquelas dívidas velhas que já estão caducando, ou seja, que já estão completando 5 anos de aniversário? Não seria melhor poupar esse dinheiro para um investimento no futuro?

Renata Garcia

Boa noite!
Gostaria de saber como fazer para começar a poupar meu dinheiro? Todos os meses vejo meu salário acabar sem nem saber como ocorreu…
Pretendo comprar meu carro, mas receio que não seja o momento.
E em 2014, você acredita que sofreremos com a alta de preços em todos os setores devido à Copa?
Abs,
Renata

Matheus Zanetti

Olá Seitii e Gustavo. É um grande prazer poder aprender com a experiência de vocês dois.
Gustavo, ainda sou universitário, cursando Engenharia Elétrica e não trabalho. Por causa disso, eu tenho pouquíssima ideia sobre planejamento financeiro e investimentos. Material para quem está endividado e quer sair do vermelho é o que não falta na internet, mas isso só vale para quem tem uma renda fixa no fim do mês.
Eu gostaria de saber algumas ideias suas para quem está na mesma situação que eu, que ainda está “engatinhando” na vida financeira. É possível encontrar algum investimento nessa situação?
Outra coisa que eu tenho notado, lendo alguns livros sobre finanças, é que a maioria dos problemas das pessoas com o dinheiro tem a ver com a falta de disciplina. Falta de disciplina em não pagar as dívidas no prazo correto e acabam comprando mais coisas quando deveriam estar pagando outras. Você possui algum “método” ou dica para melhorar nossa “disciplina financeira”?
Obrigado pela oportunidade e pela troca de experiência. Muito sucesso aos dois.

Ramiro Pinheiro

Olá Gustavo! Qual a coisa mais indicada a fazer com aquele dinheirinho extra que conseguimos algumas vezes? A partir de que valor é vantajoso investir em algo diferente da tradicional poupança, e qual investimento para esse tipo de renda é mais adequado?

Godofredo Gomes

Olá Gustavo! Descobri que a minha maior paixão é viajar, e minha razão de trabalhar dia após dia é poupar dinheiro para poder investir em memórias que durarão a vida inteira, oriundas de viagens a lugares fantásticos que eu tenha conhecido ao redor do mundo. Você acha esse pensamento correto? Esse tipo de investimento é válido?

Danilo

Primeiramente Seiiti e Gustavo, obrigado pela oportunidade de aprender coisas novas e pela disponibilidade de vcs em compartilhar vosso conhecimento. Tenho dois questionamentos a fazer. Primeiro, quando penso em fazer investimentos em ações, qual deveria ser o valor mínimo e o ideal para este tipo de investimentos? Outra dúvida, um pouco mais prática, é que ao ver alguns livros e vídeos sobre investimentos no mercado de ações, algumas pessoas falam que existem dias e horários em que seria mais interessante acompanhar o movimento da bolsa, por causa de grandes investidores. Isso é real? Como funciona?

Irineu

Boa Noite, a perguntar é como fazer para poder mudar os hábitos de consumo que foram adquiridos quando as coisas iam bem e não investimos nem poupamos para tempos difíceis, agora é preciso realinhar mais como fazer junto com a familia.

Eduardo Alexandre Gomes

Analisar o concorrente nos dias de hoje, quando e como devemos agir em concorrências , como devemos pensar isso a longo prazo, sabendo que as empresas buscam preço como item de maior importância?

Thiago

Em uma visão mais experiente. Você apostaria numa estabilidade de mercado através de investimentos em fundos imobiliários, quais os riscos e benefícios em relação ao investimento fisico imobiliário?

Mônica Japiassú

Olá, Seiiti! Olá, Gustavo!
Gustavo, quando será o coquetel de lançamento do seu próximo livro no Rio de Janeiro? :)
Abraços!

Fabio Cesar N de Castro

Boa noite !

Minha pergunta ao professor Cerbasi é em função de querer saber quais ou qual é o melhor investimento sugerido para pequenos empresários e microempreendedores individuais no cenário da economia contemporânea .
Sucesso perene a todos !
* Fábio Castro *

Tatiane Carvalho

Olá, quero saber como faço para me controlar financeiramente, como faço para sair do vermelho vermelhão e qual é a regra para poupar dinheiro, obrigada e parabéns pelo título de Melhor Educar Financeiro.

Reinaldo Licera

Olá Seiiti e Gustavo! Obrigado pela oportunidade!
Tenho o livro “Pais inteligentes enriquecem seus filhos” li apenas alguns pontos e gostei muito. Gostaria que fosse esclarecido um pouco na entrevista a melhor forma de tratar desse assunto com nossos filhos adolescentes, em especial de pais separados como a minha filha ( Ex:. menina, 12 anos, que recebe uma valor considerável de pensão alimentícia). Abraço

José Carlos Pinheiro

Olá Gustavo.

Tenho algum dinheiro aplicado em um PGBL ( cerca de 50 mil ) faz muitos anos que nao faço aportes, nem retiradas .
Gostaria de saber se vale a pena retira- lo integralmente para iniciar uma construção , já que vou perder boa parte dos juros acumulados , ou recorro a uma poupança antiga que possuo , ou até um financiamento .
Grato

Evilasio Cesar

Olá Seiiti.
Obrigado pela oportunidade de poder participar.
A minha dúvida, é se o Gustavo poderia comentar sobre a sua estratégia pessoal de investimentos, pois em seus livros, já percebi que ele utiliza mais a análise fundamentalista do que a análise técnica. Diante disso, será que ele prefere investir em empresas que são boas pagadoras de dividendos, ou se ele prefere ser um Buy & old, ou talvez prefira investir em empresas não tão conhecidas (como as Small Caps, mas com grande tendência de crescimento no longo prazo), ou talvez ele seria mais conservador, investindo em renda fixa, CDB, Títulos Públicos, e quem sabe algum fundo imobiliário?

Obrigado

Cristian

Qual o roteiro para organizar as finanças pessoais?Como montar um plano de controle das finanças pessoais?Quais ferramentas estão disponiveis para a organização financeira?

Marco Antonio Meireles Barbosa

Boa noite Gustavo, sabemos que devemos econimizar dinheiro, mas guardá-lo debaixo do colchão não gera rendimentos, devemos investí-lo. A perguna é: Devemos investir todo o dinheiro na aplicação mais rentável ou devemos ter um portifólio de aplicações, com uma parte em aplicações rentáveis, outra em aplicações mais líquidas, outra em aplicações mais sólidas e outra em aplicações mais seguras?

Elias

Tenho um amigo que segundo me informaram ele investiu 30.000,00 numa empresa que se apresenta pelo site http://www.telexfree.com , segundo o referido amigo fazendo apenas uma simples
divulgação da empresa em propaganda ele recuperará os 30.000,00 em três meses e poderar
lucrar 10.000,00/mês. Isso existe no mundo de investimento, essa empresa é segura, Ricardo
Cerbasi colocaria seu dinheiro numa dessas empresas.

Elias

Talita Nunes

Olá Gustavo.

Ainda estou estudando e como tenho dificuldade em juntar simplesmente dinheiro numa poupança, aderi a um título de capitalização oferecido pelo meu banco.
Não me parece ser uma forma muito rentável, mas acredito que vai me ajudar a “juntar” algum dinheiro, enquanto eu aprendo a me disciplinar financeiramente.
Você acredita que estou no caminho certo?

Elias

Pergunta p Gustavo que aplicação de risco moderado posso retirar líquido 1 %/mês hoje.
Elias

caio teixeira

Olá Gustavo!gostaria de saber mais sobre economisar o dinheiro do salario?

Charles

Boa Tarde,

Divido o controle de minhas finanças pessoais em despesas fixas e variáveis, e torno as fixas visíveis a médio e longo prazo. Há meses futuros que terei uma diminuição nas despesas fixas (fim de financiamentos, pagamentos, etc), porém gostaria que está variação fosse poupada e ou investida para não correr o risco de baixar as despesas fixas e aumentar as variáveis, pelo quesito conforto momentâneo. Gostaria de saber o que posso fazer para lucrar mais, poupança certamente vou fazer uma retirada, ou seja não funciona. Pensei em começar a pagar um consórcio no lugar daquele valor, mas acredito tenha opções em aplicações que possam ser rentáveis a longo prazo (até 5 anos) e com risco baixo. Valores a partir de R$150,00/mês.

Maria Neta

Ola Seiiti, gostaria que fosse comentado sobre como começar a investir, fora da poupança, neste momento economico que estamos vivendo, no Brasil e no mundo.

Jurandir Alves Queirós

Okay Seiiti, Denitivamente, a educação financeira, é um verdadeiro problema na vida da maior parte dos brasileiros e na minha vida também. Apesar de ter melhorado cerca de 80% do modo como lido com minhas finanças. Hoje sou uma pessoa mais feliz reconheço! Mais no início não foi fácil adquirir essa melhora. Ainda tenho algumas dívidas sim senhor! E nuca neguei isso pra senhor ninguém. Mais nada que comprometa minha subsistência. Minha dignidade e acima de tudo meu caráter como homem. E acima de tudo também, é que minha situação financeira está perfeitamente dentro do meu orçamento. E saber reconhecer, bem como, ter a lucidez necessária para reconhecer que melhorou e muito o modo que lidamos como as nossas finanças. Principalmente quando viemos numa constante ascendente. No meu humilde ponto de vista é “X” da questão Seiiti. Você não acha? Gostaria mesmo, que você comentasse algo a respeito. Pois no meu modo tão simples de entender o mundo, temos que saber reconhecer os pequenos passos que damos na vida. Principalmente, se esses passos forem positivos. Como eu acredito ser os passos que tenho dado. E o curso Produtividade Ninja, tem sido meu mestre nisso. Porque tudo que tenho aprendido até agora ali, tenho me esforçado arduamente para colocá-lo em prática. E olha que estou um pouco lento nesse curso. Mais a qualidade pra mim tem sido muito mais importante do que já tê-lo terminado e nada colocado em prática na vida. Já que o curso visa nos tornar mais produtivos.
Muito obrigado Seiiti!!!!

Everton Brito

Olá gostaria de algumas dicas para organizar em tabulações nossa vida financeira, eu utilizo ima espécie de livro caixa, entradas e saídas, vc pode me indicar algo mais pratico, eficiente ou coisa assim?
Obrigado!

CLÁUDIIO GOMES BARBOSA

Tratando-se de juros menores e a classe “P”rivilegiada tendo crédito fácil e abundante, especulando em outros “mercados” podemos afirmar que estamos diante de uma “nova ciranda financeira” a lá Mantega?
Por favor ajudem-me a sair desse analfabetismo financeiro…sou humilde e preciso de conhecimentos e ou de argumentos e fatos convincentes; estamos cheios de discursos de “bom político”, “bom mocinho”, “bom gestor”, “bom rapaz”, “garoto de ouro”…etc.
Essa mesma classe está contraindo empréstimos para comprar bens, imóveis elevado luxo, meios de transportes…e até investimentos. Meditem: isto não vai proliferar ricos ficando mais ricos ( e milionários)…e os bolsões de pobres com mais POBREZAS?

Com a palavra Seiiti Arata e Gustavo Cerbasi, também, como Autoridades que são: quais seus papeis e influências junto as áreas governamentes, com o fito de minimizar tamanha “desigualdades sociais” que se avizinham? Ou o tema não é para esta noite ficando para outra oportunidade?

Maicon Pinto

Estou voltando a trabalhar por conta, sou programador, e existe um mercado muito grande para esta área. Minha pergunta para o Gustavo, é a seguinte: Considerando que no início eu não tenha tantos ganhos, o que é mais indicado: investir em aperfeiçoamento, fazendo cursos e afins, ou investir em outras fontes de renda, e quais fontes seriam indicadas?

Grato!

Bruno Abdalla

Olá, segue minha dúvida para o Gustavo:

Suponhamos que eu tenha um capital e que eu queira investir em um empreendimento qualquer, qual seria uma porcentagem segura deste capital para eu investir inicialmente nesse empreendimento? Existe algo nesse sentido, similar ao que existe no poker onde os grande vencedores dividem o quanto você pode investir em um único jogo, baseado no quanto você possui, por exemplo?

Obrigado.

carlos cruz

Olá. Qual sua dica-sequência para reaver seu nome limpo quando estamos em uma bola de neve de longa data, envolvendo empréstimos bancários, limites de créditos, cartões de crédito e cheques devolvidos em várias instituições, considerando que tem-se pouco valor disponível por mês para iniciar estas negociações ?

Victor Júnio

Pergunte ao Gustavo, como está o mercado para profissionais de finanças, pois tenho muita vontade de ingressar nessa área, porem tenho visto muitos comentários, que dizem que é uma área que está ficando muito populosa e viciada em alguns hábitos (por causa do MBA), como adoro esse mundo financeiro, gostaria que ele também, nos desse dicas de livros, hábitos e costumes que devemos ter e nos dizer as áreas que os profissionais de finanças podem atuar.

Rafael

Olá Gustavo, bom dia.
Vejo que o cenário econômico no Brasil está melhor do que a década passada. Porém, vejo também que está acontecendo uma corrente financeira positiva provavelmente por causa da copa do mundo e das olimpíadas em 2016. Como podemos nos preparar para que continuemos de forma positiva depois que esses eventos passarem? Devemos ter cautela nos investimentos depois dessa data, devido ao fato do país estar longe de uma infra-estrutura adequada em termos de saúde, educação e segurança? Como visualizar um cenário positivo para o futuro do ponto de vista de investimentos?

Akemi

Bom dia!
nos ultimos anos o preço dos imoveis subiu bastante devido os incentivos do governo.
Daqui um tempo, o Brasil poderá ter uma grande crise como os EUA tiveram?

Rogerio

Qual sua opinião sobre FII? Tenho muita dificuldade em escolher em quais fundos aplicar. Sei que é necessário diversificar, mas gostaria de escolher não mais que 05 fundos. Como realizar esta escolha? Outra questão: Como você avalia a possibilidade de queda nos valores das cotas destes fundos frente à grande valorização dos imóveis nos últimos anos (risco de uma bolha imobiliária)? Será que não seria melhor esperar um pouco mais para aplicar? Obrigado!

J. Flavio Stürmer

Gustavo,
Tu consideras a aplicação em consórcio como investimento? Ou somente se for utilizado como ensina o Fabrício Peruzzo (http://www.investimentoemconsorcio.com.br/ )?

Saulo Oliveira Botelho

Quais são as principais “armadilhas” no mundo financeiro? Porque nas escolas não é ensinado nada para as crianças sobre o assunto? Porque tantos endividados no nosso Brasil?

Evandro

Olá Seiiti e Gustavo.
Primeiramente, muito obrigado pelas excelentes dicas! Está sendo muito bom conhecê-los.
A pergunta é se seria possível incluir, talvez com alguns conceitos básicos, os ensinamentos financeiros para os jovens (como eu rs) de uma forma mais presente? O que eu quero dizer é se há como incluir um pouco de empreendedorismo no ciclo básico de educação, ensino médio por exemplo, de forma a desde cedo criar uma sociedade mais madura em relação a esse assunto.
Parabéns pelo trabalho!

Mariana

Oi Seiiti e Gustavo,
Bom dia!
Tenho 23 anos, estou pesquisando há alguns meses, como melhorar minhas finanças, existem muitas informações na internet e diversos tipos de construir uma estrutura financeira, fiquei muito feliz com essa oportunidade, as minhas principais duvidas são com relação investimentos e ações, e também no atual momento, qual a melhor opção para aumentar meus rendimentos.
Poupança x fundos fixos – Os dois tem um perfil conservador, quais as principais mudanças positivas que terei, visto que tenho um valor relativamente baixo (R$ 10.000,00)
Como meu objetivo e investir em longo prazo muitas vezes pensam em investir uma parte em Ações, porém não sei se saberia administrar, não quero ter prejuízos para tomar as providencias, principalmente com as mudanças que estão acontecendo no mercado.
De forma objetiva, minhas principais duvidas são:
1) Tenho um valor inicial relativamente baixo R$ 10.000,00, com isso minhas duvidas ficam ainda maiores, será que devo continuar com esse valor na poupança para aumentar o valor inicial e fazer um melhor investimento.

2) Poupança x Investimentos – Por mais que temos vários tipos de Investimento conservadores, muitas vezes acho arriscado qualquer investimento, pois na poupança tenho facilidades de aplicação e regate e a certeza que não terei nenhuma surpresa.

3) Em todos os artigos sou alertada as taxas, porém quando mais fico atenta as taxas mais ela aparecem, e gostaria de saber, o porquê realmente são cobradas essas taxas para entender se realmente preciso daquele investimento ou posso substituí-lo.
EX:Taxa de performance, alguns fundo de investimentos oferecem taxa administrativa menor que 1%a.a, porém a maioria tem taxa de performance.
Duvida, realmente vale a pena esse investimento e como calcular os riscos e provisões.
4) Alocação de ativos, por mais que eu tenha um perfil definido (moderado) e saiba qual seria o ideal para o investimento seguindo alocações de ativos, não consigo definir dentre as possibilidades quais as melhores.

Ex. 50% Ações / 30% Tesouro Direto / 20% Renda Fixa. Com essa informação não consigo progredir visto que dentro de cada investimento temos uma variedade de oportunidades

5) Home Broker X Corretoras, qual a realmente facilidade/necessidade de uma correta, qual o custo disso.
6) Corretora Independente / Òrama / O que levar em consideração para abrir uma conta investimento.

Vamberto Almeida

Bom dia;

Gustavo;

tenho algumas dividas pendentes (acordos e cheque especial pendurado); mas preciso de grana para trocar de carro pois dependo dele para trabalhar…minha pergunta é investir em um consórcio neste momento seria um bom investimento? Uma carta de crédito iria me ajudar e muito neste momento, mas tenho medo de pendurar mais uma divida…

Carlos Oliveira

Olá Gustavo! Tenho uma dúvida. Eu tenho um apartamento financiado pela Caixa e gostaria de saber se vale a pena economizar durante alguns anos para quitar o apartamento e depois começar a juntar para futuros investimentos e independência financeira ou se devo poupar para a independência/investimentos e para quitar o imóvel ao mesmo tempo. Abraços!

Marlon Borges

Prezado Gustavo,
Gostaria de saber se os consórcios imobiliários sao bons como investimento?
Ja possuo 2 imóveis (residencial e comercial) e recebi um convite para adquirir um consorcio com uma promessa de rendimento muito alta na venda da carta contemplada.
Pensei no tempo para ser sorteado (sorte, lance) e na corretagem na hora da venda, além do IR.
Vale ou nao?
Obrigado!

Protasio de Melo Filho

Analiso meus investimentos apartir da taxa básica da economia. Para mim o governo alardiou redução dos juros determinando uma taxa mais baixa da selic. Mas, como o governo passou a emitir títulos publicos com remuneração de “IPCA+4,5%aa”, essa passou a ser a taxa básica da economia. Então a Selic so serviu para limitar (lascar) a remuneração da poupança. O governo, sem condições de efetivamente baixar os juros, criou esse artifício para fazer de conta que os juros baixaram via redução da taxa selic, mas atrelar isso a queda da poupança para evitar fuga de investimentos de títulos públicos para poupança. So que sendo atualmente a taxa básica da economia “IPCA+4,5% aa”, a taxa básica final fica em aproximadamente 11%aa contra os irresponsáveis 7,25%aa taxado para a selic. LOGO, qualquer rendimento que não renda pelo menos 10%aa não será rendimento será manutenção do capital, considerando que sobre ele ainda incidiram impostos. Estou certo?

Mariana Santos

Olá Gustavo! Gostaria de saber se você considera um bom investimento os planos de previdência/seguro resgatável que vêm sendo oferecidos no mercado. Obrigada!

Aécio Levy

Gustavo! Tendo um capital investindo que gera uma renda mensal, mas o montante investindo é o suficiente para comprar um imóvel, é mais vantajoso comprar o imóvel a vista com esse capital ou financiar o imóvel e pagar as parcelas com o rendimento do capital?

CARLOS

BOM DIA.

MINHA PERGUNTA, E SOBRE SUA CARREIRA..

QUAL FOI O CURSO, PALESTRA OU CAPACITAÇÃO QUE VOCÊ PARTICIPOU E QUE FEZ A DIFERENÇA EM SUA VIDA PESSOAL E FINANCEIRA??

Boni Poetsch

Qual é a melhor metodologia para ensinar os jovens brasileiros a fazerem sua administração financeira pessoal e familiar? Especialmente os jovens da classe C e D universitários.
abs
Prof Boni Poetsch

Oscar Santos

Olá,
Seiiti, Gustavo.
Gustavo, Pela figura de projeção nacional que você se tornou, qual o seu grau de preocupação com o conhecimento financeiro da população em geral, e, se já tem alguma publicação sobre Finanças com uma linguagem que impacte a todos?

Grato.

Oscar Santos-Metta

Jucimar Rodrigo

1- Ao optar por investir no NTN-B Principal por um período de 4 anos, com depósitos mensais em torno de 3000,00 devo optar por fazer a metade desta aplicação em pré-fixado e a outra metade em pós fixado ou vc sugere de outra forma?

2- O que são as aplicações em Fundo Imobiliário? Quais são os aspectos vantajosos e desvantajosos deste? Comparado ao Tesouro direto, qual o dos dois seria mais interessantes, ou quais fatores analisar para se chegar a solução desta equação?

Muito Obrigado!
Abrs

Marco Brandão

Gostaria de conhecer melhor dos diversos tipos de aplicação no tesouro direto e quais as mais indicadas para cada finalidade

SILVIO

Ola Seitti,
O Brasil é um terreno fértil e inexplorado para a educação financeira? Como trabalhar com ela, por onde começar?
Abraços

Fábio

Bom dia, Gustavo. É um prazer poder participar dessa entrevista. Acompanho seu trabalho há bastante tempo… Decidi iniciar o curso A Classe Alta com o Seiiti a partir de uma entrevista com você que assisti no Youtube. Estou achando o curso excelente.

Tenho as seguintes dúvidas:

– Vendi uma casa e quero investir o dinheiro até decidir o que fazer e encontrar uma boa oportunidade. A melhor aplicação seria em LFTs do Tesouro Direto? Para venda antes do vencimento dos títulos, as LFTs sempre acompanham a Selic ou há variação em caso de aumento ou queda de juros?

– Recentemente, as NTNBs do Tesouro Direto tiveram uma valorização muito alta, em razão da queda dos juros. Se os juros sobem, as NTNBs desvalorizam para quem vende antes do vencimento?

– Há algum título do Tesouro Direto para apostar na alta dos juros?

Muito obrigado!

rosinaldo martins

ate quanto porcento posso tirar du lucro de uma empresa para pagamento da folha dos funcionarios?? ou seja quanto eu tenho para poder usar no operacional da empresa e saber se posso contratar mais uo se tem funcionarios demais.

Fabio

Bom dia, ainda não li nenhum livro do Gustavo, mas já assisti varias palestra online deles e entrevista, quero saber qual a dica que ele da para quem está investindo em imovél..? não consigo para fazer investimento em poupança ou seja algum plano do banco, para min tem que existir um patrimonio..

Fabrício José

Bom dia Seiti e Gustavo!!

Minha dúvida refere-se a como equilibrar as contas de início de ano, uma vez que já se carrega um longo período de dívidas dos anos anteriores (cartões de crédito, mensalidades de cursos de idiomas, faculdade, despesas familiares). Já não efetuo compras há um bom tempo para tentar zerar as dívidas, mas tem sido uma tarefa complicada pelo fato de estar desempregado.

Muito obrigado.

Fábio

Outra pergunta…

Pensando em fluxo de caixa, qual é a rentabilidade percentual de uma empresa boa pagadora de dividendos e de um fundo imobiliário com um bom retorno de aluguel?

Por exemplo, empresa X paga hoje +- y% do valor investido ao ano. Fundo imobiliário A paga+- b% do valor investido ao ano.

Ambos são isentos de IR, certo?

Obrigado!

Gildo Neves

Olá Gustavo e equipe da Classe Alta!
Faz dois anos que fiz um investimento em Previdência Privada B.B. (PGBL), sendo 15% em ações. O rendimento está lento e desejo aumentar o capital para comprar uma franquia em 2014. Valor atual no banco, R$ 25 mil + 17 mil em ações da Vale pelo FGTS. Qual a melhor opção?

Erika

Gustavo e Seiiti,
Gostaria de saber se a previdência privada é a melhor opção de investimento para filhos a longo prazo e entender melhor suas modalidades, além de referências sobre como criar filhos empreendedores e educados financeiramente.
Obrigada.

Wagner Rufino

Com essas taxas de juros da atualidade, o que seria melhor, juntar dinheiro e morar de aluguel, ou financia um imóvel pelas taxas que os bancos oferecem para um servidor publico? (Considerando que o aluguel é em um lugar de não preferência, até a conquista do bem)

Fábio

Mais uma… =)

Em algum momento, ouvi uma frase do Gustavo Cerbasi que associava um bom concurso público à independência financeira. Desculpe se estiver enganado e o Cerbasi não ter dito isso.

Caso tenha dito, gostaria que comentasse um pouco sobre o assunto. Pergunto isso porque sou servidor público há quase 10 anos, com um bom salário, horário flexível, dentre muitas outras vantagens e benefícios associados ao cargo. No entanto, estou em um momento de dúvida quanto aos rumos da minha carreira.

Acho que já deu o que tinha que dar no meu cargo no meu atual órgão de atuação. No entanto, por se tratar de um bom cargo, só vale a pena sair para cargos muito disputados. Assim, não sei se paro para dedicar grande tempo e esforço para passar em outro concurso público (e , possivelmente, querer sair novamente daqui uns 5 anos / e, nesse momento, não teria muitas opções na carreira pública) ou se me dedico ao empreendedorismo.

No serviço público, ficamos presos a uma certa algema de ouro, em razão da estabilidade e aposentadoria. Enfim, sou um profissional muito inquieto, mas, nesse momento, sem rumo. Acho que é um bom momento para pensar com certa liberdade, pois nesse período de serviço público, consegui acumular um bom patrimônio poupando e investindo boa parte do meu salário.

Qualquer opinião sobre o assunto, vai ajudar muito.

Obrigado!

josane

Olá. Gostaria de saber se vale a pena investir no tesouro direto para aposentadoria? Se não, qual seria melhor? Obrigado.

Pedro Coutinho

Olá Gustavo!

Acredito que a principal modalidade de aplicação financeira para a maioria absoluta dos brasileiros, até a mudança das regras (regras estas que eu ainda não entendo quais foram os reais objetivos do governo), era a caderneta de poupança. Com essas mudanças, drásticas para os mais necessitados, quais alternativas de investimentos restam como mais “rentáveis” para as classes mais sacrificadas no Brasil? Deixo como parâmetro para análise um assalariado com renda fixa mensal em torno de R$ 6 mil.

Desde já sou muito grato!

Fábio

Se ainda der tempo, segue mais uma…

Em uma palestra, o Cerbasi comentou sobre a possibilidade de, além de ganhar com a rentabilidade dos investimentos, diminuir os efeitos da inflação, buscando viajar em baixa temporada, identificar produtos e serviços com menor variação de preço, … Considerando o aumento recente da inflação, gostaria que o Cerbasi sugerisse estratégias para diminuir nossa inflação pessoal, quais itens considerar, …

Obrigado!

Fábio

E outra…

Com a queda da Selic, ficou evidente a distorção causada por uma resolução do BACEN que reajusta o valor dos empréstimos para quem quer quitar antecipadamente. Algumas decisões judiciais têm considerado isso ilegal, por contrariar o Código de Defesa do Consumidor, que é uma lei maior do que a norma do Bacen.

No meu caso, por exemplo, apenas a variação da Selic causa um impacto de quase 15 mil a mais que tenho que pagar se quiser quitar antecipadamente a dívida.

Essa situação desestimula muito o cidadão interessado em quitar antecipadamente os empréstimos, a fim de organizar melhor sua vida financeira.

Gostaria de saber porque esse assunto não é mais debatido, mesmo tendo grande impacto no cenário atual, com quedas rápidas na Selic? O Cerbasi tem alguma informação a respeito? Como proceder? Entrar na justiça? Procurar o Procon? Há alguma indicação do governo alterar essa norma?

Obrigado!

Fábio

Essa é a última…

Tenho considerando muito a opinião do Cerbasi sobre a flexibilidade de morar de aluguel. Temos quase 30 anos. Recentemente, vendemos uma casa. Vamos casar e estamos pensando em morar de aluguel por um tempo para ter mais flexibilidade de poder escolher novos rumos profissionais e pessoais. Temos condições de comprar um bom imóvel à vista, sem endividamento. Além disso, teríamos uma isenção de imposto de renda de mais ou menos 5% do valor do patrimônio por comprar outro imóvel em até seis meses. Mesmo assim, vale a pena garantir a flexibilidade e pagar 5% do valor do patrimônio em IR (sei q a taxa é 15% do ganho de capital, mas já calculei o valor em relação ao patrimônio) e pagar um aluguel mensal de aproximadamente 0,3% do patrimônio? Estamos cogitando possibilidades de tirar licença sem vencimentos para um período sabático, pensar na possibilidade de morar um tempo em uma cidade de praia… Mas, não temos nenhum plano definido. Pode acontecer de decidirmos ficar onde estamos, trabalhando normalmente…

Obrigado!

Fábio

Se couber, vai mais uma… =)

Gostaria que o Cerbasi comentasse sobre estratégias de trabalhar a distância e morar em cidades com custo de vida menor. Recentemente, li um livro em que o autor tinha um negócio que gerava renda em dólar e morava em buenos aires pagando as contas em pesos. Havia um importante ganho no câmbio.

Já ouvi falar, também, que nos Estados Unidos, alguns aposentados se mudam para Panamá, Costa Rica, … Cidades mais baratas e com excelente qualidade de vida.

Essa é uma forma de acelerar a independência financeira?

Obrigado mais uma vez!

Erika

Gustavo e Seiiki,
Aproveitando o lançamento da microfranquia de educação financeira “Mais Educa” do Gustavo Cerbasi, gostaria de uma análise financeira, abordando os riscos e cuidados, sobre o mundo das franquias.
Obrigada.

Janizi

Como começar a poupar se está devendo?
Como começar a se controlar, comportar de maneira correta com o dinheiro?
Tem pessoas que precisam de um personal financeiro, pois lidar com dinheiro é muito dificil emocionalmente, vcs tem alguma dica?

Deilton

Gostaria de que fosse feita uma análise do cenário atual, levando se em consideração que vivemos numa época complicada:

1° Juros baixos e inflação em alta;
2° Setor imobiliário com claros sinais de desgaste;
3° Ouro nas alturas;
4° Crise internacional que não dá sinais de melhora, ao contrário, a cada dia temos mais certeza de que a crise está longe do fim e de que ainda não estamos na pior fase da crise;
5° O setor elétrico, até então o meu preferido, sofrendo forte intervenção do governo;
6° Bolsa em alta, mas não há motivos para acreditar que essa alta será sustentável, parece mais que esta alta recente da bovespa é mais uma consequência do aumento da oferta monetária do que da melhoria dos fundamentos econômicos;

Quando olho para o mercado hoje, só enxergo riscos.

Nesse cenário, qual a dica para se identificar oportunidades.

Os comentários estão fechados.

Facebook