some image

A Classe Alta

Entrevista: Vinicius Roveda Gonçalves, CEO do ContaAzul.com

Entrevistas
featured image

É com prazer que anunciamos uma nova entrevista que será divulgada para nossos amigos do programa de coaching financeiro A Classe Alta!

O desafio: organizar a pequena empresa com simplicidade

Muito já foi dito sobre as dificuldades que o jovem empreendedor encontra no Brasil. São muitos elementos complexos de contabilidade e notas fiscais a emitir. Sem contar o controle de estoque e até os contatos que geram negócios.

Geralmente, o pequeno empreendedor é solitário ou conta com um ou dois sócios no máximo. Não é fácil dar conta de todas as atividades do dia a dia e ainda manter a empresa organizada.

É para atender a essa necessidade que o Conta Azul foi lançado, oferecendo ferramentas para automatizar e simplificar esses processos.

Vinícius Roveda Gonçalves, CEO do ContaAzul.com

O CEO e co-founder Vinícius Roveda Gonçalves poderá dar uma entrevista para a gente. Ele tem formação em ciências da computação pela Universidade do Estado de Santa Catarina e MBA pela FGV e uma bagagem de experiência bastante sólida com vários outros projetos realizados.

Para isso, pedimos que você deixe sua contribuição nos comentários abaixo (podendo usar tanto o Facebook como os comentários do blog como achar melhor).

Sugestões de temas para perguntas

Quaisquer perguntas são bem vindas, porém acreditamos que a conversa pode ser bastante proveitosa para nosso público se nos concentrarmos nos seguintes tópicos:

1) o que o Conta Azul pode oferecer de benefícios para o pequeno empresário
2) como o Vinícius desenvolveu sua carreira como empresário e que lições pode compartilhar
3) quais são os erros comuns de jovens empresas na sua operação diária
4) novos desenvolvimentos de legislação e tecnologia que afetam os empresários

Deixe sua pergunta

Caso você já tenha empresa própria ou esteja considerando se tornar empreendedor, acredito que poderá aproveitar bastante a oportunidade para deixar suas perguntas ao Vinícius!

Sobre Seiiti Arata

Seiiti Arata é fundador da Arata Academy e autor do curso de enriquecimento financeiro A Classe Alta. Suas melhores orientações para produtividade pessoal foram condensadas no curso Produtividade Ninja. É também autor do curso de carreira profissional Duplique Seu Salário e no treinamento em empreendedorismo EmpreDig. Suas técnicas de aprendizado estão condensadas no curso Como Aprender Mais Rápido.

13 comentários

Bruno de Abreu Braga

oi, boa noite, queria saber se é sábio fazer um empréstimo para iniciar uma ideia de empreendedorismo??

Assis Silva

Boa noite, Bruno! Sou empresario no seguimento textil, fabrico camisetas. Pela experiência que tenho como empreendedor, aconselho fazer empréstimo mas com cautela pois, terá que saber exatamente como usar o dinheiro. Vou dar um exemplo, você toma um empréstimo para pagar em 12 meses com juros de 3%, todos meses você terá que girar o montante obtendo um lucro bruto acima de 50%, considerando contribuições tributárias. Se fizer com disciplina, no final dos 12 meses você terá pago o empréstimo e terá um saldo aproximado do mesmo valor que tomou emprestado. Eu comecei do zero sem dinheiro, após ser demitido da empresa onde trabalhava e hoje tenho minha empresa com 20 funcionarios e uma produção aproximada de 25.000 peças/mês.
Mais informações, o Seiiti poderá complementar.

Um abraço

Assis

REINALDO LOZANO

Boa noite, gostaria de saber qual o nível de proteção das nossas informações? E como se garante a fidelidade do sigilo das mesmas? Quando passamos a adotar um sistema, entendemos que parte de nossas preocupações com datas, valores, recebíveis, despesas etc, devem ficar a cargo do sistema e para nós fica a administração disso, como isso é garantido? Obrigado e sucesso!

Ana

Oi, pessoal,
seguem as minhas perguntas:
– servidor público (estadual) pode ser empreeendedor individual (EI)? E empregado CLT?
– se não puder, qual seria a melhor opção para obter o cnpj: autônomo ou uma micro-empresa (eu poderia ter o meu marido como sócio).
– um autônomo paga 15% de imposto sobre o faturamento, certo? E quanto ao imposto de renda (pessoa física)?
– A mesma pergunta para IE…
– se for necessário abrir micro-empresa, existe capital mínimo? eu li em algum lugar um valor relativamente alto, baseado em um número de salários mínimos, essa informação procede?
– como é essa história de transformação “automática” de EI para ME? (entra no mesmo funil burocrático?)
– que facilidades vc oferece e quanto custam? ;)

Everton Ricardo, vulgo EvertonRic

Olá pessoal, Seiiti e Vinícius. Dois grandes homens prosperando na vida. Como deve ser.

Camaradas, para simplificar, diria que tenho as mesmas dúvidas de Ana, logo ai acima.
Mas, gostaria de completar com algumas outras questões.

Seria melhor abrir uma micro-empresa ou um pequena empresa? Trabalho com autônomo no setor imobiliário há anos. Mas não tenho empresa e nunca pensei nisso. Porém, agora tenho outras ideias e inclusive investidores que querem compartir comigo alguns investimentos no setor da construção civil, onde poderá juntar com setor imobiliário.

Fica a dúvida. Será mais barato (sobre impostos) montar uma micro empresa?

Ou será bacana montar uma empresa (CNPJ) para uma empresa do setor de investimentos. E fazer algo do tipo: investimentos imobiliários? Mesmo sendo micro empresa, poderia incluir esses amigos como sócios. Pois eles se interessam em investir comigo, pois viram o resultado que venho tendo com meus negócios. Assim, estou arrecadando recursos desse amigos.

Mas não sei como formalizar o negócio. Talvez, através de contratos ou criar uma empresa, com CNPJ e etc.

Grato,

@everton_ric

Tatsuo Adachi

Segue minhas dúvidas sobre ContaAzul:
– Faz e qual a compatibilidade de importação e exportação de dados do site?
– É possível integrar ele com outros serviços web como ZOHO?
– É possível programar o pagamento automático de títulos/boletos nos respectivos bancos via internet banking (sem intervenção humana)?
– Quais são os recursos de geração de relatórios? Pode-se comparar com o planejado e realizado?
– Faz os cálculos automáticos das taxas, tributos e impostos de funcionários, terceiros, serviços, suprimentos e produtos produzidos?
– Quais recursos pretende implementar nos próximos meses?

Sobre o entrevistado:
– quais foram os erros/obstáculos mais importantes que teve como empresário e como os superou?

LILIA CASTRO

Olá Seiiti e Vinícius,
Gostaria que o Vinícius falasse sobre as estratégias mercadológicas que utilizou e utiliza para o seu Conta Azul.
Abraços!
Lilia

Robson Alves Oliveira

Acabei de abrir uma empresa como empreendedor individual no site do portal do empreendedor. Quais são as preucações que devo tomar? Se puder me orientar,agradecerei bastante!

Assis Silva

Robson, seria importante você informar qual sua atividade como empreendedor individual, para poder se dar uma orientação melhor.

Assis

Leonardo J. Barbosa

Bom dia a todos.

Por que as pequenas empresas devem optar por trabalhar com Conta Azul e não investir num software de Gestão (ERP) desktop onde o empresário ou chefe CPD vai se sentir mais seguro sabendo que os dados dele está ‘ali’ no seu servidor e também já pensando em uma demanda futura com o crescimento da empresa?

Como vender a ideia?

Pois a primeira impressão é que se trata de um investimento em um projeto de curto prazo…

benilton

Gostaria de saber como perceber uma oportunidade de empreendimento. Temos que arriscar mas com riscos calculados? Obrigado

Mairlo Luz

Oi Seiiti, tudo bem?

A minha pergunta visa mais esclarecer a maneira contábil de trabalhar parcerias. Minha idéia é criar parcerias onde minha empresa pagará porcentuais sobre o lucro ou sobre o faturamento de um determinado produto. É possível pagar a parte do lucro ao parceiro na distribuição de lucro da empresa, de modo que ele não precise pagar IR, sendo que ele não é sócio da empresa? E é possível criar parcerias com pessoas físicas ou essas pessoas teriam que abrir uma empresa para firmar esse contrato?

Abraço,

Mairlo Luz

Aécio

Olá Seiiti!

Minhas perguntas:

É necessário ter toda a documentação contábil/empresarial e emitir cupons fiscais a partir do primeiro dia de faturamento de uma micro empresa?

Porque eu deveria optar por um serviço de planos, como o Conta Azul, que custam X reais mensais ao invés de um software que cobra apenas a compra de uma única licença?

Os comentários estão fechados.

Facebook