some image

Bolha imobiliária

Bolha Imobiliária?

Finanças

Vídeo

Atualizações

1. Aluguel acompanha inflação

Recebi uma mensagem do amigo Rafael Seabra complementando a explicação da comparação Poupança e Aluguel, que segue abaixo. Obrigado, Rafael!

Ao fazer a comparação entre deixar o dinheiro na poupança ou alugar o imóvel, apenas comparei a rentabilidade da poupança com o retorno do aluguel, descontando o imposto de renda.

Entretanto, é necessário também destacar que o aluguel é indexado a índices inflacionários. Em outras palavras, se o proprietário do imóvel consegue alugá-lo por um determinado valor que corresponde a 6% ao ano, na verdade ele está alugando por 6% ao ano + IGP-M (índice comumente utilizado para correção de aluguel, na renovação do contrato)

2. Ao usar a fórmula, considerar a hipótese de valorização (ou queda) do imóvel

Nos comentários abaixo, a Débora diz:

“Seiiti, ótimo tema para reflexão, quanto a comparação entre compra ou investimento em poupança, ainda há o fator da valorização do imóvel, portanto, a poupança pode render mais no momento, mas, e se o imóvel daqui a dois anos valorizar em 50%, Teremos um imóvel de 1.500.000 (+ os 86.000 de aluguel de 2 anos) contra 1.120.000, (+ ou -) na poupança! Acho que comprar imóvel pra moradia é válido, já como investimento requer muito estudo mesmo! abraços!”

Realmente, a demonstração do vídeo poderia ter considerado a possível valorização do imóvel. Reparem que em um cenário de hipervalorização do imóvel, pode acontecer o contrário: ao longo dos anos, o imóvel poderá cair de preço, como foi comentado no vídeo.

Dito isso, é sim uma boa decisão considerar o valor futuro (provável) do imóvel. Essa consideração dependerá da pesquisa realizada por cada pessoa. Caso a escolha seja boa, poderá ser adquirido imóvel com fortes indicadores de que terá valorização.

3. Cálculo do Imposto de Renda

Agradeço ao Edmilson que corrigiu o exemplo do vídeo, explicando melhor a forma de cálculo do imposto no caso do aluguel fictício de 5 mil reais ao mês. Ele disse:

“Faixa Bace Cálculo Alíquota Valor do imposto
1ª faixa 1.499,15 Isento 0,00
2ª faixa 747,60 7,5 % 56,07
3ª faixa 748,95 15,0 % 112,34
4ª faixa 747,49 22,5 % 168,18
5ª faixa 1.256,81 27,5 % 345,62

Total 5.000,00 — 682,21

Alíquota efetiva – % 13,64 ”

Curso Completo

Receba mais informações

Se você gostou e quer mais vídeos e saber sobre o curso completo A Classe Alta, digite seu nome e email abaixo:

Sobre Seiiti Arata

Seiiti Arata é fundador da Arata Academy e autor do curso de enriquecimento financeiro A Classe Alta. Suas melhores orientações para produtividade pessoal foram condensadas no curso Produtividade Ninja. É também autor do curso de carreira profissional Duplique Seu Salário e no treinamento em empreendedorismo EmpreDig. Suas técnicas de aprendizado estão condensadas no curso Como Aprender Mais Rápido.

49 comentários

Jackson Miranda

Como sempre um belo trabalho.
Comecei a conhecer o trabalho do Seiiti através de um amigo no Facebook e depois disso não parei. Assisti a todas as entrevistas que ele fez e que estão no youtube recomendo o material dele e sempre o cito em minhas conversas quando o assunto é um mentor com linguagem contemporânea e que sabe usar as mídias sociais.

Eduardo

Parabens pelo o video Arata, concerteza irei guardar na minha caixa de email pra olhar diversas vezes antes de tomar alguma decisão de compra de imóvel.

Abraço

Antonio Luiz Pontes

Parabéns, Seiiti! Como sempre prestativo e objetivo. Obrigado por compartilhar e nos auxiliar a refletir. Abraços!

EDIVALDO CHAGAS

Seiiti, boa tarde!
O assunto é bem complexo, você vê o consórcio imobiliário como um bom investimento a médio prazo?
O que dizem os especialistas?
Um abraço e bom fim der semana.

Carlos A.Witte

Assisti do início ao fim , eu não entendia nada sobre o assunto , a sua clareza me deixou entender agora de como basicamente funciona este mercado .. sua didática é muito boa … : )

Att; Carlos A.Witte

Carol

Seiti, entre pagar aluguel para morar ou comprar o imóvel para morar financiando 100%, sempre compensa comprar? Por exemplo, pago R$ 1.000,00 de aluguel e quero comprar um imóvel de 200.000,00 mas vou pagar mais de 400.000,00 ao final por causa dos juros. Seria interessante mesmo assim comprar?

Marisa

Excelente sua explicação, sempre levando os assuntos forma simples para entendimento. Muitas pessoas não saberiam fazer esta analise entre compra e aplicação.

Hugo César Romanholo

Olá Seiti, vendo pelo lado do inquilino (no caso da comparação) me pergunto:
1.Que inquilino é este que paga tais valores de aluguel?
2.Um aluguel mais modesto e uma aplicação do restante não seria mais interessante?
3.Quem tem renda o suficiente para pagar tal aluguel não teria melhores opções?

Se o possível inquilino conhecer os 4 cavaleiros da pobreza, talvez ele tenha claramente as respostas acima.

Parabéns Seiiti, seu trabalho é realmente diferenciado, não me canso de ver , rever e aprender com seus materiais.

Leandro Miura

Ótimo vídeo mesmo. No meu caso, tenho um terreno e sonho um dia construir uma casa, porém não tenho o dinheiro todo para construir. O que eu estou fazendo é investindo em pequeno aptos, pois assim deixo o meu dinheiro a merce do mercado. Se tiver bolha, ok….os aptos vão cair, mas o m2 da construção também tende a cair…..se subir, ok também….pois com certeza o m2 para construir uma casa também vai subir.
Gosto muito do ramo imobiliário como forma de investimento, pois é algo palpável, dá para correr atrás de info e cada bairro é uma história diferente.

Pedro

Cara, desculpe a franqueza, mas esta estratégia é horrorosa. Pra que se submeter a um risco de queda de preço se você tem ativos financeiros disponíveis que sequer apresentam desvalorização? Um deles é a LFT, título do governo que rende a taxa SELIC. O tesouro nacional está imbatível como investimento.

Igor F N

Aqui na Australia, existem revistas que mostram a porcentagem da valorizacao anual em cada bairro. A media de valorizacao de imovel eh 8% ano. Como vc disse, quem quer investir precisa estudar muito. Uma revista legal chama se your investiment property. Quem investe, precisa conhecer a regiao muito bem, analizar o desenvolvimento, por exemplo se sera construido algo para a populacao tipo shopping ou recreation center…. Depende muito tambem se vc quer comprar imovel e vender logo ou esperar 5 anos, o tipo de imovel tambem influencia, em algumas areas as pessoas querem apartamentos pequenos…. Se vc entende bem ingles, procura no youtube Real estate investment ou flipping houses ou action principles. Tem pouca coisa em portugues nessa area….

Pedro

O Brasil não tem histórico de preços de venda de imóveis. E jamais terá. Não é interessante para o cartel divulgar estes valores, pois poria por terra a ideia de que imóvel nunca desvaloriza. A coisa mais próxima de um índice que temos é o IVG-R, índice que mede os preços de avaliação bancária de imóveis financiados. Já o FIPE-ZAP, bem, sequer pode ser considerado um índice, pois não mede coisa alguma além do que o proprietário acha que vai conseguir na venda. Tenho absoluta certeza de que os imóveis são investimentos de péssima rentabilidade.

Érico

Se o Brasil está repetindo os mesmos erros que a Espanha cometeu a alguns anos, é possível prever que o resultado final vai ser parecido:

http://www.youtube.com/watch?v=fIpgnX97Mls

Rogerio

Muito bom o vídeo Érico !!!acho que estamos no mesmo caminho! Esse vídeo devia ser visto por todos deste site, inclusive pelo Seiti Arata!

roberto

Obrigado Arata pelo vídeo extremamente esclarecedor.
Abraços.

walter

Adquiri recentemente um lote, achei que estava fazendo um bom negócio, descobri que não era tão bom assim, faltou pesquisa, faltou andar mais, conversar mais, conhecer mais, como vc disse faltou educação. Não sei se vou perder dinheiro, mas com certeza com o dinheiro que investi conseguiria comprar um lote melhor localizado. Ficou a experiência. Obrigado pelo seu vídeo. Um abraço, Walter.

Anderson Souza

Seiti e comentarista, parabéns pelas colocações. Gostaria de frisar que o acréscimo da valorização do imóvel na comparação não é tão certo quanto parece, pois pode haver inclusive desvalorização em relação a inflação no valor do imóvel e a poupança pelas novas regras passou a ser um renda variável a patir de 8,5% da taxa selic para baixo. Outra mensagem iportante: mais importante do que escolher o investimento certo é escolher a estratégia de investimento certa para investir no longo prazo!

Rita Vasconcellos

Rita Vasconcellos

Obrigada Seiti, pelo conteúdo do vídeo e tbm, pelos conteúdos nos outros vídeos e e-mails que
tenho recebido de você. Obrigada por colaborar e muito com meu novo olhar para Educação Financeira, pela sua visão de oferecer primeiro e ganhar depois, quero te dizer que tenho na minha planilha de planejamento p/ ano de 2014, fazer 2 cursos com você, ir a São Paulo depois em alguma confraternização da minha futura turma e te conhecer e te agradecer pessoalmente .
Estou criando discilplina de poupar e estudando os investimentos , antes de mexer na poupança.

Obrigada!!!

Leandro Antonio

Continuo achando que o melhor investimento imobiliário deve ser feito através de FII. Liquidez maior do que um imovel propriamente dito, risco de vacancia muito menor, isenção de IR no recebimento de alugueis e conta com os mesmos beneficios de um imovel “de verdade” como a valorização e segurança.

Caso haja realmente uma bolha imobiliaria (o que acredito ser na verdade um excesso de demanda combinado com facilidade de compra) é muito mais fácil vc se desfazer de um FII do que colocar um imovel pra vender.

De qualquer forma, PARABÉNS pelo vídeo que ao invés de esclarecer, oferece ferramentas para que cada um chegue a sua conclusão.

Pedro

Não é tão fácil se desfazer porque o gestor não garante a recompra das cotas. Numa eventual bolha, com a galera assustada com as quedas de preço, será dificílimo se desfazer das cotas.

Sirley gonzalez

Olá seiiti, tenho assistido todos os seus vídeos, são ótimos e de grande ajuda. Entre todos os cursos na internet q tenho conhecido, os seus são os q acho mais interessantes e de conteúdo esclarecedores! Obrigada!

Eugênio Pereira

Só posso parabenizar como todos a qualidade da abordagem, visto que é coerente e equilibrada.

Mas, não posso deixar de comentar que a valorização não foi contabilizada no exemplo do imóvel de um milhão. Além dos cálculos de impostos e outras taxas decorrentes, a valorização tem de ser levada em conta. Se o imóvel é bem localizado com amplas possibilidades de obter boa valorização é sem dúvida um excelente negócio aguardar como investimento a médio ou longo prazo e além disso receber uma quantia mensal que não necessariamente precisa bater a poupança.

Praticamente só o imóvel tem esta característica de valorização e rendimento mensal ocorrendo juntos.

mauro viana huabold

Bom dia Sr. Seiiti Arata Jr. Sou suspeito na sugestão, uma vez que sou proprietário de uma imobiliária, mas no seu cálculo comparativo de retorno de aluguel, seria interessante agregar (ou não)o valor da valorização do imóvel. Aqui em Santa Maria/RS a oferta de imóveis cresceu muito, porém os investidores não terminam, pois é a cidade que tem a segunda maior poupança per capta do Brasil.
Com respeito a bolha , acho que não, mas os imóveis aqui, já estão em leve queda de preço.

Victor José Hohl

Parabéns pelo seu vídeo sobre a Bolha. Resido em Brasília e gostaria manter contato.
Abs.
Victor

Giovanni

Muito Bom o vídeo, parabéns.
Porém na análise comparativa entre aluguel x poupança, vc não considerou a valorização (ou desvalorização) do preço do imóvel, pois apto é um ativo de renda variável e a poupança renda fixa, portanto essa variação do preço deve ser levada em consideração.
Obrigado,
Giovanni

Pedro

Prezado, lucro bom é lucro no bolso. Se o imóvel não foi vendido, não tem como considerar esta valorização.

MONICA REGINA

Olá Seiiti
Achei suas explicações no vídeo muito pertinentes e claras. Tenho uma dúvida: entre pagar aluguel de 1.200 reais e financiar um imovel com o valor da prestação nesse mesmo patamar compensa? Ao invés de pagar o aluguel (despesas sem retorno) não seria melhor investir o dinheiro na aquisição do imóvel financiado no mesmo valor? Obrigada. Mônica

Pedro

Com 1200 Reais de prestação você jamais conseguirá comprar um imóvel de mesmo padrão e localização semelhante a do que você aluga atualmente (a menos que você dê uma boa entrada, mas este dinheiro de entrada também tem um custo de oportunidade e deve ser considerado). Enquanto um aluguel gira em torno de 0,35% a 0,4% do valor do imóvel, uma prestação gira entre 0,7% e 0,9% do valor deste mesmo imóvel. Isto significa que, se seu imóvel custa, por exemplo 340 mil, seu aluguel é em torno de 1,2K, mas a prestação ficará em torno de 3K.

Pra manter seus 1,2K de despesa, provavelmente você terá que se mudar para um MCMV mais distante das regiões valorizadas.

Felipe

Muito Bom! Estou juntando dinheiro para dar uma boa entrada em 2015, e torcendo para o estouro dessa bolha logo.

abs

Fabio Andrade

Parabens pelo conteúdo, estilo dinâmico de apresentar, coerencia exata com o tema que pretende detalhar sem mimimi , sua linha de raciocinio transparente, educativa instiga e colabora positivamente a cada 60 segundos como informaçao detalhada e motivante, esta tal motivaçao se prolifera em familia, com os amigos enfim em todo o nosso ciclo social pulverizamos seu expertise !

CORDIALMENTE, lhe desejo que mantenha esta humildade e
acredito nao ser facil equilibrar seu conhecimento e ao mesmo tempo
gerar seu BUSINESS ACADEMICO de maneira sustentavel, pra mim seja aonde for que vc venha divulgar seus novos videos de forma paga ou gratuita admiro seu estilo criativo de alto impacto e de grande valor social.

Sou empreendedor tenho investimento porem,
46% do meu faturamento vai para o Governo todos os meses, procuro uma LUZ pra morar longe de possiveis manipulaçoes seja do mercado imobiliario ( bolha ai ai ai ), juros, politicas publicas, enfim ando desmotivado com o atual governo e montando estrategias ambiciosas.

Agora sei o que devo fazer com um imovel que tinha duvidas se deveria alugar ou vender, agradeço de montao !

CONGRATULATION…
Fabio Andrade

Roger

Preço de imóvel cai sim. Em 1996 / 97 investi emi dois flats por aproximadamente 120.000,00 cada um. Após a conclusão das obras, outros investidores chegaram a vender suas unidades por 200.000,00. Após algum tempo (talvez 3 ou 4 anos). estes imóveis estavam sendo ofertados por R$ 60.000,00 e assim ficaram até 2007, quando a distribuição dos aluguéis aumentou (mas com valores longe de serem vantajosos) MOTIVO DA QUEDA: excesso de flats no mercado.
Quero ver o que vai acontecer quando esse monte de salas comerciais estiverem disponíveis para locação.
Em 2006, coloquei um apartamento de 90 m2 com 3 garagens para venda, na zona zul, perto do metrô Alto do Ipiranga, que ficou 1 ano sem oferta. No inicio de 2007, ignorante da movimentação do mercado, vendi o mesmo por R$ 210.000,00. Quanto ele vale agora? Não existe bolha? (15/11/2013)

Jose Fernando B. Figueiredo

Olá Seiiti gostos muito do seus videos e recomendo o curso a classe alta. Sobre o assunto explorado nesse vídeo “Bolha Imobiliaria” existe um excelente artigo escrito em 2012 pelo economista Ricardo Amorim. Recomendo a todos que leiam pois ele tem um estudo bem profundo sobre o assunto no mundo. Segue o link: http://ricamconsultoria.com.br/news/artigos/economia-sem-economes-ricardo-amorim-artigo-sobre-bolha-imobiliaria.

Parabéns mas uma vez pelo assunto abordado.

Pedro

Índice de cimento per capita? Excelente artigo? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Esse foi o camarada que previu a bovespa em 200 mil pontos rs

Manoel Salustiano

Sou fã e gosto muito das analises do Seiiti, mas este vidio ficou muito focado em imoveis como investimentos, mas acredito que a grande maioria dos compradores de imoveis destes ultimos 05 anos, visaram a moradia propria e não a investimentos, e é ai que esta o grande problema. Houve uma grande oferta de creditos e facilidades, com isso aumentou muito a procura e os imoveis obtiveram uma super valorização que considero até artificial, o que levou esses compradores utilizarem toda sua margem possivel de financiamento, sem contar que depois ainda vem a conta do condominio, que normalmente não é contabilizada na hora da compra. Consequencia: Apesar do sistema de financiamento não ser similar ao do antigo BNH, os juros desses financiamento estão em torno de 10% aa. Sendo a maioria desses compradores assalariados com reajustes anuais em torno de 5%, pergunto? Quantos anos levará para esses compradores começarem a ter dificuldades para fechar suas contas no final do mes? Hoje já esta ocorrendo inadimplencia ainda que em baixo nivel, mas já eziste, é só ler as paginas de leilões de imoveis ou consultar os agentes financeiros. Com essa disproporção entre juros de atualização salarial e imobiliaria, certamente num medio prazo teremos serios desiquilibrios e problemas nesse mercado. Vamos aguardar para ver quando isso acontecer, qual o nome que ira receber do economes.

Pedro

Segundo a folha de SP, alguns nichos de imóveis chegam a ter 80% de investidores, como é o caso dos imóveis de 1 quarto. Este mercado hoje está extremamente especulativo. Claro que não estou falando de segmento MCMV. O comprador que vai morar deve se manter longe desta ciranda financeira enquanto a situação imobiliária estiver com viés de investimento. Valerá a pena comprar imóvel pra morar quando os investidores de fim de semana perceberem o péssimo investimento que é.

Érico

NOTA: É completamente possível prever uma crise, vou explicar como se faz isso em 2 passos simples:

1 – Preveja a crise
2 – Espere tempo suficiente

Érico

Se você entende que o é a bolsa de valores, entende que o mercado financeiro funciona na base do boom n’ bust. Então qualquer previsão de crise é questão des esperar tempo suficiente até acontecer.

Alias, por que o Seiti não faz um vídeo sobre como realmente funciona a bolsa de valores e os bancos? O que é a inflação?

Se são cobrados juros de qualquer dinheiro criado ou transação financeira, de onde vai aparecer o dinheiro para pagar os juros? O que o banco faz com o dinheiro parado lá dentro? Reserva fracionada? Será que é por isso que crises acontecem sempre, e são cada vez maiores? Seria possível prever uma crise grande suficiente que vai totalmente destruir o mercado financeiro?

Joel Noguchi

Érico , procure no Youtube ´´Zeitgeist Addendum´´ em português de um cara chamado Peter Joseph.
Enquanto houver alguém para continuar ,o jogo não chega ao fim .

Joel Noguchi

Excelente video , muito obrigado pelas informações .

Primeiro , bolha é especulação . Algo que vale 1 e está sendo financiado x2 , x3 .
Isso vale para qualquer coisa …carro , casa , aluguel etc…e quem perde especulando geralmente é aquele que chega por ultimo.

Segundo , financiamento não é compra efetiva é empréstimo . É dívida a longo prazo .

Terceiro , no longo prazo o cenário politico é imensamente importante ainda mais no Brasil .

Explico : Quem está fomentando o mercado imobiliario hoje são as construtoras ,fazendo aqui em Brasilia um lobby imenso com ´´contribuições “ para os PTralhas.

Como funciona : O lobby exige do governo primeiro um limite extratosférico no minimo do valor e a frouxidão nas regras para os financiamentos . Tá aí a bolha.

O mesmo vale para os carros . TODAS as montadoras estão em BSB fazendo esse tipo de lobby.

Quando a bolha estoura ?

Primeiro , quando não há mais ´´lastro´´ no banco financiador para dar mais créditos. Já está acontecendo com a Caixa CEF.

Segundo , quando muda-se o governo podendo haver a quebra( ou não ) da continuidade das politicas de crédito.

Minha bola de cristal diz :
Quem está ganhando dinheiro hoje com a bolha são as construtoras.
Quando não houver mais ´´créditos ´´para emprestar e a bolha estourar , essas empresas vão ´´falir´´ abandonando as obras não concluídas – que são uma IMENSIDÂO .
Os bancos que financiaram vão ficar com as dívidas e quem vai pagar a conta é quem tem poupança.

Por ultimo:
Ninguém ganha o Nobel por acaso e fazer pouco caso de um laureado é no mínimo ignorância.

Antonio G

Aprecio o Arata e vejo sempre seus videos, que considero muito inteligentes.
No entanto a afirmação de que uma bolha não pode ser prevista, não me parece correta.
Vi uma entrevista com o Bill Clinton aonde ele explicava como, na avaliação dele, se deu a bolha imobiliaria. É certo que são uma cadeia complexa de motivos, porem olhando para o cenário naquele momento nem precisava ser economista pra saber o que estava por vir.
O presidente do FMI em entrevista na tv afirmou que se você tivesse um imovel, na verdade você teria uma banco, pois você poderia vender seu imovel, investir o dinheiro da forma como entendesse ser melhor e continuar na sua casa refinanciando-a junto a uma instituição bancária.
Os bancos passaram a ganhar uma comissão por cada financiamento disponibilizado, que virava um titulo, quanto mais financiamentos os bancos fizessem mais lucravam.
Isso e o sistema de alvancagem flexibilizado fizeram as instituições afroxarem as exigencias e concederem crédito a pessoas com capacidade de pagamento reduzida. Era só financiar e passar o titulo pra frente.
Ao menor sinal de queda da atividade economica essas pessoas foram mais atingidas o que gerou altas taxas de inadimplencia.
Os titulos dessa divida eram tratados de forma diferenciada e negociados com margens altas de lucratividade. O investidor comprava um titulo que sabia ser de alto risco porém ganhava muito dinheiro vendendo a medio prazo.
Resumindo: todo mundo no mercado financeiro estava na expetativa do inevitavel colapso desses titulos porem, enquanto isso, seguiam, com cautela, comprando, vendendo e lucrando. No final quem pagou a conta foram os compradores que perderam o dinheiro já investido em imoveis para os quais não tinham capacidade de pagamento e o governo que injetou dinheiro pra tapar o buraco.
Olhando pro Brasil neste momento, com taxa de desemprego de apenas 5%, atividade economica em alta, como se comportaria nossa economia frente a uma desaceleração na economia mundial nos proximos anos, será que isso afetaria a capacidade de pagamento de quem está adquirindo imovel com valores tão inflacionados? São financiamentos de 20, 30 anos, vamos precisar de pelo menos esse tempo de cenario economico favoravel que não surjam problemas graves de inadimplencia.

Ruyter Hannier

Excelente vídeo!! Estou começando a estudar imóveis e você me ajudou muito , obrigado!! Espero que faça mais vídeos sobre imóveis.

Jefferson

Esse site mostra algumas discrepâncias, vale a pena olhar

http://www.estamosricos.com.br

John Croker

Interessante o fato de você dizer que a bolha não pode ser prevista. Porque isso já fo ifeito antes. O ganhador do Nobel Robert Shiller previu com exatidão em 2004 a bolha americana e suas consequências para a economia. aliás, ele veio ao Brasil e identificou o mesmo fenômeno aqui.
Então temos três opções para o vídeo de vocês: estão desinformado, estão muito bem informados ou simplesmente seguem o alinhamento político do governo atual.
Recomendo que antes de colocar vídeos no Youtube, façam pesquisas globais sobre o assunto a ser tratado.

Ari Hollaender

Vendi este apartamento em março de 2013 por R$ 390 mil, investi em Fundos Imobiliários e não me arrependo: http://youtu.be/Ca8OBmrzt18

Neide Rocha

Olá Seiiti Arata. Muito bom esse vídeo. Assim como todos os outros vídeos seus que assisto. Me ajudam bastante. Afinal, o conhecimento é tudo. Seja qual for a área. E é isso que me estimula a assisti-los: a busca pelo conhecimento. Forte abraço.

robson

bom dia bons videos e icas, mas tenho uma duvida a gente paga alguma coisa pr esses videos?

Nicolae Mika

Legal acontece que está sempre cheio e sem vaga os seus cursos.

Wesley

Adoro esses videos…… Ja me ajudarão a ter uma visão diferente do meu futuro financeiro, Comprei meu primeiro imóvel e estava me enrolando todo com dividas de cartão de credito depois que comecei a assistir aos videos mudarão totalmente meu modo de pensar e principalmente de gastar.

Rubens

Bom dia.
Aprecio muito seus vídeos e tenho tirado proveito das informações contidas neles. Muito obrigado.

Os comentários estão fechados.

Facebook