some image

A Classe Alta

Como escolher o cartão de crédito de forma inteligente

Finanças

Se você já tem a maturidade suficiente para entender que o cartão de crédito é uma ferramenta com riscos e benefícios e, portanto, é possível a utilizar de forma inteligente, esse artigo vai ajudar bastante.

O cartão de crédito não é inimigo

Todo mundo já ouviu falar de alguém que se endividou feio por causa de cartão de crédito. As taxas cobradas são muito altas e, quando acumuladas mês a mês, podem ter um efeito devastador. Por isso que surgem crenças e medos psicológicas sobre dinheiro de quem acha que o cartão de crédito é inimigo do consumidor.

Entre os novatos que entram para nosso coaching financeiro A Classe Alta, já ouvi alguns clientes contando que, depois de entrarem no vermelho por causa de gastos desmedidos no cartão de crédito, foram para a hora da vingança, pegaram uma tesoura e picotaram o cartão em pedacinhos.

Esse é um processo psicológico em que atribuímos vida aos objetos: ao descontar a raiva, picando o cartão, procuramos sublimar a nossa culpa pelo comportamento financeiramente irresponsável.

Pessoal, dá para encontrar formas mais inteligentes de lidar com nossas finanças, né?

Numa situação de quem não paga a fatura completa e daí acaba recebendo uma cobrança enorme no mês seguinte, o grande vilão da história é o mau hábito e falta de educação financeira. Por isso neste artigo vamos falar em mais detalhes o que pode ser feito e que vai nos poupar ficar picotando cartão com tesoura.

Benefícios de ter seu próprio cartão de crédito

Com o comércio eletrônico, é cada vez mais comum que as melhores promoções de produtos e serviços somente estejam disponíveis com o cartão de crédito. Isso poupa pegar trânsito, pagar estacionamento e perder tempo. Muitas vezes, a compra realizada pela Internet inclusive tem mais garantias do que a feita direto no estabelecimento, sendo possível o direito de arrependimento e devolução da mercadoria com ressarcimento integral do valor pago.

Em outros casos, o produto/serviço somente é comercializado pela Internet, e com cartão. E não adianta escrever para a loja pedindo para que o comerciante forneça um número de conta bancária para depósito: se o comerciante for sério, ele tem todos os processos automáticos, incluindo os contábeis e de emissão de notas fiscais. Nenhum comerciante quer ficar recebendo dinheiro em conta bancária para fazer essa contabilidade manual.

Esse é o caso por exemplo do curso de empreendedorismo digital (EmpreDig) em que constantemente recusamos clientes que não possuem cartão de crédito. Afinal de contas, quem deseja empreender na Internet precisa ter cartões, de preferência internacionais, para poder contratar servidores de alta qualidade fora do Brasil, freelancers na Índia, Pakistão, Filipinas e Nepal a baixo custo, sem contar licenciamento de imagens e software. Não faz sentido oferecer um curso sobre empreendedorismo pra quem não tem sequer cartão de crédito.

Já contamos em artigo anterior como o cartão de crédito pode recompensar bastante com as pontuações de milhagens para companhias aéreas. Esse é um grande benefício monetário, quando usado com maturidade.

E com a recente lei de Crédito Positivo, existe também a possibilidade de melhorar nosso perfil de crédito ao mantermos um cartão de crédito por bastante tempo e com um histórico de bons pagamentos. Como este é um mecanismo ainda novo no Brasil, aconselhamos mover com cautela. Mas, caso o Brasil siga o caminho dos EUA e países desenvolvidos que tem maior tradição com o Crédito Positivo, essa boa reputação pode nos ajudar bastante e conseguir os grandes empréstimos (veículos e imóveis) poupando algumas dezenas de milhares de reais por causa de melhores taxas.

Escolha o cartão de crédito com cuidado

Nunca aceite as propostas de cartão de crédito enviadas pelo Correio!

A regra de ouro é NUNCA aceitar as propostas de cartão que são enviadas de surpresa para nós pelo Correio. Esse é um spam do mundo físico: as administradoras de cartão costumam mandar seus piores produtos em belos envelopes e com um monte de exageros sobre os benefícios… mas, em geral, esses são os cartões com as piores anuidades e menos benefícios. Jogue fora no lixo, sempre se lembrando de destruir o cartão e assim prevenindo algum malandro de revirar seu lixo e ativar o cartão usando seus dados pessoais.

Evite clubes de recompensas desconhecidos

Quanto mais pessoas fazem parte do programa de recompensas, melhores são os prêmios oferecidos. É comum que os cartões menos populares comecem um novo programa de recompensas… você vai acumulando pontos… e depois de alguns meses recebe a triste notícia de que o clube acabou fechando e todos os seus pontos viraram poeira.

Além disso, muitos desses clubes menores possuem prêmios de tranqueiras que eu nunca compraria por conta própria: perfumes que nunca usei, brinquedos, acessórios e outras coisas que vão se tornar lixo dentro da minha casa. É por causa disso que eu sempre dou preferência ao programa de milhagem de companhias aéreas. No caso, o programa SMILES tem sempre se revelado uma ótima escolha, apesar do leve risco em perder os pontos na época da venda da Varig. Quando isso aconteceu (que era época de Copa na Alemanha), eu emiti minhas passagens para não arriscar.

Evite muitos cartões

Meu amigo Gustavo Cerbasi oferece uma aula magna para os participantes do coaching financeiro A Classe Alta. Em um de seus livros e artigos, o Gustavo Cerbasi recomenda manter um número reduzido de cartões, e eu concordo totalmente. Muitos cartões dispersam o nosso poder de barganha.

É melhor ter um sólido histórico de compras em um cartão do que ser um cliente mediano em vários cartões diferentes. Com isso, podemos negociar a isenção de anuidade e fica mais fácil gerenciar todas as atividades relacionadas, poupando tempo (que é muito valioso).

Como escolher o cartão de crédito

Ainda hoje, com toda a tecnologia disponível, acho que vale a pena comparecer na nossa agência e pedir uma listagem de diferentes opções. O motivo é que a quantidade enorme de ofertas que vemos na Internet nem sempre está atualizada e pode nos confundir um pouco, consumindo muito tempo para separar o que é bom do que não é recomendável.

Caso você tenha prática em fazer pesquisas pela Internet, recomendo usar ferramentas de busca especializada, como o Foregon.

Repare que no caso da pontuação de fidelidade Smiles, alguns cartões oferecem uma milha para cada dólar gasto… enquanto outros oferecem uma milha e meia para cada dólar gasto. Isso faz uma grande diferença, principalmente se você pretende concentrar seus gastos no cartão para aproveitar essas vantagens. Confira sempre todas as opções disponíveis para a decisão.

Outras dúvidas sobre a escolha do seu cartão de crédito?

Caso você tenha alguma dúvida específica que não foi respondida neste artigo, deixe nos comentários abaixo. Porém, recomendo que confira as informações sobre nosso programa de coaching financeiro, com muitas outras dicas além da boa escolha de cartão de crédito.

Sobre Seiiti Arata

Seiiti Arata é fundador da Arata Academy e autor do curso de enriquecimento financeiro A Classe Alta. Suas melhores orientações para produtividade pessoal foram condensadas no curso Produtividade Ninja. É também autor do curso de carreira profissional Duplique Seu Salário e no treinamento em empreendedorismo EmpreDig. Suas técnicas de aprendizado estão condensadas no curso Como Aprender Mais Rápido.

4 comentários

Marcia Avila

De fato, se você souber usar o cartão terá vantagens. O melhor cartão de crédito é aquele que você pode usufruir dos benefícios de seu crédito, tendo condições de pagar no mês seguinte tudo ao banco. Ao adquirir um cartão fique atendo as vantagens e desvantagens de cada empresa e busque pelo mais próximo do seu perfil, para evitar prejuízos e dores de cabeça.

Indico esse texto do MoneyGuru, para tirar dúvidas sobre o assunto: http://www.moneyguru.com.br/meu-bolso/encontre-o-melhor-cartao-de-credito-para-o-seu-perfil-e-evite-gastar-dinheiro-toa/

Abraços!

Os comentários estão fechados.

Facebook