some image

A Classe Alta

Como o Coaching Financeiro acelera seu enriquecimento

Tags:, Finanças
featured image

Já vimos em um artigo anterior que a falta de dinheiro não é um problema, mas sim um resultado. Para mudar a nossa situação financeira e ter maior abundância nas economias, é necessário mudar quem nós somos e como pensamos.

O que T. Harv Eker diz, no livro Segredos da Mente Milionária, é que existe um tipo de mapa interno que cada um de nós possui e que nos inclina a nos comportarmos de uma certa forma e, portanto, colher certos resultados.

Como nossas decisões financeiras estão ligadas a nossas crenças e emoções

Como isso acontece no nosso dia a dia? É um processo muito lógico.

Imagine que decido hoje comprar um novo carro. Essa ação terá um reflexo em minhas finanças: ou eu pago a vista e diminuo minhas reservas imediatas… ou então vou aceitar algum plano de financiamento e assumo um compromisso por vários meses.

Sem Juros??? Cuidado!
Propaganda enganosa: 0% de juros? O CONAR entendeu que os juros estão embutidos

Supondo que essa aquisição esteja além do meu poder de compra, isso pode se revelar em um uso pouco consciente do meu dinheiro. E, se esse compromisso estiver pesando muito no meu bolso, pode gerar ansiedade e stress no futuro, principalmente diante de eventos inesperados (batida do carro, roubo, manutenção).

Então, o ideal é entender qual foi o motivo de ter adquirido um carro novo. Essa ação provavelmente foi inspirada em uma série de emoções sobre como eu me sinto com o carro atual. Será que tenho vergonha do carro mais velho? Será que sinto pressão familiar para demonstrar que eu estou bem sucedido profissionalmente? Será que estou aborrecido em passar horas no trânsito dentro de um carro pouco confortável?

Mas não basta entender apenas essa dimensão emocional. Podemos inclusive ir além e buscar entender quais são as estruturas mentais, as crenças, o raciocínio que está gerando essas emoções. Por exemplo, a minha vergonha do carro vem da minha crença de que quando vou visitar amigos dirigindo um carro velho, essas pessoas vão me julgar. A pressão familiar vivenciada pode vir de uma conversa que escutei, ainda criança, de que Fulano comprou um carro novo e isso trouxe orgulho para toda a família, que tirou fotos e comemorou. O aborrecimento no trânsito vem por uma vez ter pego carona com um colega que tinha ar condicionado e carro mais espaçoso… e, comparando com o carro atual, sem esses recursos, vem uma frustração pela comparação.

Cada um de nós tem uma história particular, com nossas próprias experiências, valores, crenças. Se for para simplificar tudo isso em uma fórmula sequencial, temos que:

1) O nosso resultado depende das ações tomadas;

2) Cada ação que tomamos foi inspirada por diferentes emoções;

3) Cada emoção vem de nosso raciocínio e pensamentos…

Então, para colhermos novos frutos, é necessário mudar os pensamentos. É exatamente isso o que fazemos no programa de coaching financeiro A Classe Alta.

O que é um coaching financeiro?

Existem vários princípios que orientam um bom trabalho de coaching. No nosso curso, que é um site fechado apenas para os que realizaram o pagamento da matrícula para o programa de coaching financeiro, nós temos um dos principais elementos de coaching diretamente na estrutura:

A área de membros é um ambiente seguro para que os clientes possam promover o auto conhecimento e explorar suas próprias soluções.

Muitas vezes alguns amigos me chamam de “guru” ou “mestre”, e eu rapidamente dou risada junto, porém faço questão de afastar esse tipo de imagem. Não tenho nenhuma pretensão de “ensinar” nada na posição de professor que dá aula para os alunos fazerem anotações e memorizar conceitos para uma prova.

Ao invés dessa abordagem de “professor na frente da sala”, prefiro o modelo “amigo que caminha ao lado”. Ou seja, dentro do curso, existe uma sequência de mais de 37 vídeos em que dou o pontapé inicial para uma conversa. Cada um de nós vai interagindo e contribuindo para a interação. E é nesse tipo de interação que cada participante vai descobrindo as melhores soluções para o contexto pessoal.

É um pouco difícil explicar essa dinâmica em um artigo, pois é algo que tem que ser vivido para poder captar todo o valor transformativo. Caso você tenha lido este artigo e achou interessante saber mais do potencial desse trabalho de coaching, quero fazer um convite para enviar mais informações sobre nosso programa de coaching financeiro.

Sobre Seiiti Arata

Seiiti Arata é fundador da Arata Academy e autor do curso de enriquecimento financeiro A Classe Alta. Suas melhores orientações para produtividade pessoal foram condensadas no curso Produtividade Ninja. É também autor do curso de carreira profissional Duplique Seu Salário e no treinamento em empreendedorismo EmpreDig. Suas técnicas de aprendizado estão condensadas no curso Como Aprender Mais Rápido.

Facebook