some image

Dúvidas - finanças 2015

Dúvidas sobre finanças pessoais – 2015

Finanças

Obrigado por participar desta fase de levantamento de dúvidas entre nossa comunidade! Para planejarmos a nossa pauta temática, por favor confira as perguntas abaixo:

Quais são suas dúvidas financeiras?

Que dúvidas que você tem sobre a perspectiva financeira pro ano de 2015?

Como você está se preparando pra diferentes cenários econômicos? Quais modalidades específicas de investimentos você deseja ter mais informação?

Aproveite este espaço para deixar suas dúvidas. Convidaremos especialistas em finanças pessoais para gravarmos vídeos respondendo perguntas que recebermos neste espaço.

Fique também à vontade para compartilhar o que aconteceu com seus investimentos e patrimônio neste ano. O que funcionou bem? O que não foi tão bem como o desejado? Que dicas gostaria de compartilhar conosco?

Vídeo

Obrigado pela participação de todos! Acima temos a primeira parte da entrevista com André Massaro de acesso livre a todos. A segunda parte é exclusiva para os alunos do curso A Classe Alta e será adicionada na área ‘Materiais Bônus’ do curso.

Sobre Seiiti Arata

Seiiti Arata é fundador da Arata Academy e autor do curso de enriquecimento financeiro A Classe Alta. Suas melhores orientações para produtividade pessoal foram condensadas no curso Produtividade Ninja. É também autor do curso de carreira profissional Duplique Seu Salário e no treinamento em empreendedorismo EmpreDig. Suas técnicas de aprendizado estão condensadas no curso Como Aprender Mais Rápido.

45 comentários

Priscila

Bem o ano de 2014 está sendo de recuperação econômica, ajuste de contas dentre outras coisas… A dúvida maior é quanto a forma de investir, se mantém em fundos de rendimentos de moderado risco ou se aplicar em títulos públicos do tesouro. Ou diversificar e aplicar em ambos. A idéia é ter um fundo de reservas e uma aplicação para complementar ou até substituir a aposentadoria. Qual a melhor forma de investimento com as incertezas dos próximos anos.

Luis Fernando

Cuidado com as “noticias” que a mídia tradicional divulga. E, principalmente, cuidado com os “especialistas”.

Recomendo que se ouça a opinião do jornalista Luis Nassif:

http://jornalggn.com.br/noticia/as-apostas-em-torno-de-joaquim-levy-e-da-pauta-fiscal

Leandro

A alteração da meta do superávit primário pode aumentar os riscos de se investir no Tesouro Direto?

Grace

Quais as perspectivas para o mercado imobiliário em 2015?

Jonatas Elias

Há algum risco de sofrermos um sequestro dos investimentos, quer poupança, quer título do Tesouro, tal qual houve no governo Collor?

Luiz Heleno

Também tenho interesse nessa questão, porém não tenho medo do sequestro total dos investimentos, devido a crise politica e social que poderia se estabelecer. Tenho receio de restrição de acesso aos valores globais investidos, através da fixação de limites para saques, por períodos de tempo determinado (que poderiam ser modificados, conforme a conveniência) pelo poder publico.

Thiago

Com a inflação em alta e o crescimento em baixa temos a tal “estagflação”. A bolsa anda de lado há vários anos na janela entre 50k e 60k pontos, isso traz uma grande dúvida do pequeno investidor sobre onde alocar seus recursos, protegendo o tão suado patrimônio. Sou um entusiasta de finanças pessoais mas tenho me sentido frustrado com minha iniciativa de aprender mais sobre a área e as encolhas para aumentar o retorno. Como você vê esse novo cenário para investimentos pessoais?

Fulgêncio Bomtempo

Oi Thiago! Também sou entusiasta na área de finanças pessoais e investimento, sou educador financeiro. Não desanime, busque mais conhecimento. No caso da bolsa o investimento deve ser constante. O nosso patrimônio não deve ficar indo de um lado para o outro, da renda fixa para a renda variável. Se o mercado está em crise, aproveite! Junto com a crise surgem grandes oportunidades.

Abraço e sucesso!

Fulgêncio Bomtempo
http://www.BomtempoFP.com

Werlon

Cenário 2015: PIB 0%, inflação 7% e SELIC 13%. O que realmente esperar para o cenário econômico em 2015?????

Moisés

Investir em moeda estrangeira, convertendo os Reais e enviar para um banco no exterior é recomendado ?

Maria Cecilia

Tambem tenho interesse em saber mais sobre isto….

César

Mantenho o meu dindin guardadinho na poupança?

Fulgêncio Bomtempo

Oi César, deixe na poupança apenas uma reserva para emergência, algo em torno de 3 a 6 vezes suas despesas mensais. A poupança não valoriza o seu dinheiro, na verdade mal mantém o seu poder de compra, perdendo para a inflação. Busque alternativas mais rentáveis, e busque mais conhecimento sobre os diversos investimentos disponíveis. Para começar a trocar a caderneta de poupança, opte pelo tesouro direto, terá a mesma segurança com até o dobro do rendimento. No meu site você encontra mais informações para lhe ajudar.

Abraço e sucesso!

Fulgêncio Bomtempo
http://www.BomtempoFP.com

Cláudia

Um amigo me falou sobre investir em OURO, gostaria de maiores informações sobre esta modalidade de investimento. Qual a melhor aplicação para um capital em torno de vinte mil reais?

Eri

Vou fazer algumas viagens internacionais o ano que vem, melhor comprar dólares agora, mesmo com um alto valor, ou esperar?

Fulgêncio Bomtempo

Oi Eri. É recomendado fazer a compra de forma gradativa, um pouco a cada mês, assim você evita comprar tudo a um preço muito alto.

Abraço,

Fulgêncio Bomtempo
http://www.BomtempoFP.com

Marylane Dantas

Gostaria de ouvir sobre os reais benefícios dentro do cenário atual do nosso país de investimento no exterior seja em ações, títulos públicos e privados, câmbio ou commodities

Douglas

Qual seria a melhor opção pensando nos próximos 4/8 anos?
1. Investir internamente no mercado financeiro, imóveis;
2. Investir no exterior (EUA/Canada), nova carreira, reposicionamento profissional e investir em bancos extrangeiros;

Adriana

Tenho esta mesma dúvida do Douglas.

Gelson

Quais seriam as precauções a tomar quanto aos investimentos no Tesouro e ações? O que esperar da economia brasileira no ano de 2015?

Rafael

Seiiti e equipe, tenho algumas dúvidas:
1) como funciona o desconto do imposto de renda nas diferentes modalidades de investimento. Quais são as diferenças entre alíquotas progressivas e regressivas?
2) Como escolher a corretora para me ajudar a investir em ações e fundos de investimento?
3) Como investir no Tesouro Direto?
4) Qual a diferença entre os planos PGBL e VGBL de previdência privada?
Essas são as questões que enfrento no momento.

Rafael

Mais uma pergunta para a lista:
5) Fazer um plano de previdência privada ou deixar o dinheiro na poupança?

Ana Julia

Quero começar a investir em um negócio digital. É melhor esperar para começar mais tarde?

Fulgêncio Bomtempo

Oi Ana Júlia, por que esperar? O melhor é começar já! Não sou especialista em negócios on-line, mas se não tiver todo o recurso necessário vá aos poucos. Poupe mais até atingir o montante necessário. Mas se for apenas questão de momento, o melhor momento é o hoje. Não fique adiando o seu sonho!

Abraço,

Fulgêncio Bomtempo
http://www.BomtempoFP.com

Fábio Gomes

Seiiti, há algum tempo venho acompanhando o mercado financeiro com muita atenção e tomando decisões de acordo com meu ponto de vista e com meus objetivos. O que pude notar, de acordo com vários especialistas, é que poupança realmente não é o melhor investimento. Tanto que boa parte de minhas economias investi em LCI (que me proporcionou rendimento médio de 0,75% nos últimos 5 meses), investi um montante razoável em dólares (que em agosto paguei R$ 2,36 e hoje me pagariam R$ 2,50) e ainda tenho um montante na poupança que estou em dúvida quanto ao que fazer. Não quero entrar no tesouro direto em função do longo prazo. Valeria a pena investir em outra LCI?

Luiz

Pagamento de INSS por dentro e por fora? Há alguma opção para o consumidor contribuinte?
Pelas perspectivas o melhor investimento em 2015 será poupança, fundos ou ações?
Ações ONX (empresas do E. Batista em geral) perspectiva de soerguimento?
Quantos por cento de minha renda mensal devo guardar, fora pagamentos normais como casa própria etc?
Melhor pagar a casa própria em 20 anos ou morar de aluguel e juntar esse capital todo?

Tiago

Quem deseja expor sua carteira de investimentos ao dólar, pode fazer de duas formas: 1) deixar o dinheiro internamente, o que pode ser feito por meio de compra de cotas de fundos cambiais (o ideal é comprar de bancos fortes e tradicionais); 2) uma outra possibilidade é abrir uma conta no exterior. Nesse caso, o investidor tem um pouco de trabalho a mais por causa do esforço operacional, porém, vale mais a pena por ser mais rentável. No momento atual, tem sido mais do que recomendável alocar entre 10% a 20% em dólar, devido ao processo de desvalorização do real.
Meu site: http://www.superinvestir.com.br

Gabriel

Olá Seiiti,
As minhas dúvidas são relacionadas ao investimento na bolsa de valores:
– Análise técnica funciona mesmo ou trading é algo que depende mais de sorte do que competência?
– Para longo prazo, é melhor estudar análise fundamentalista para escolher cada ação da carteira ou é mais vantajoso investir em ETFs?
– Quais livros/autores/técnicas você (ou os especialistas) recomenda para quem quer investir na bolsa?

Vinicius Nogueira

Gabriel,
antes de investir em qualquer coisa, assista esse video !!! Abraço , quaquer duvida estamos aí !!!
http://www.youtube.com/watch?v=UwwJqVVA4fo

Fulgêncio Bomtempo

Oi Gabriel, permita-me dar minha opinião. Análise técnica funciona sim, mas tem que ser praticada e aprimorada, não é fórmula mágica! Para o longo prazo, sempre análise fundamentalista. Investir em boas/ótimas empresas é o principal caminho para a construção de patrimônio. No meu site eu compartilho algumas dicas/teorias sobre investimento no mercado de ações.

Abraço e sucesso!

Fulgêncio Bomtempo
http://www.BomtempoFP.com

Rafael Macedo Abrahão

Tenho muito interesse por análise de empresas com foco em dividendos. Gostaria de aprender a fazer uma boa análise. Obrigado.

Vinicius Nogueira

Rafael,
antes de investir em qualquer coisa, assista esse video !!! Abraço , quaquer duvida estamos aí !!!
http://www.youtube.com/watch?v=UwwJqVVA4fo

Esse também pelo seu comentario:

http://www.youtube.com/watch?v=7-xpfEKjCak

aquiles pizzetti burigo

e muito bom ter dinheiro, mais e muito melhor ser espiritualmente prospero. o que quero dizer; a riqueze esta na maneira do estado mental que acontece nas pesssoas. quero muito aprender a desafoigar o materiallismo e viver numa marotona de felicidades. amigo ensina me a subir levando o outro comigo para satisfazer , com grandes meritos, uma missao que todos precisamnos apresentar

aquiles pizzetti burigo

e muito bom ter dinheiro, mais e muito melhor ser espiritualmente prospero. o que quero dizer; a riqueze esta na maneira do estado mental que acontece nas pesssoas. quero muito aprender a desafoigar o materiallismo e viver numa marotona de felicidades. amigo ensina me a subir levando o outro comigo para satisfazer , com grandes meritos, uma missao que todos prec

Djoni Filho

É sabido que a bolsa de valores oscila bastante. Pode-se dizer a chance da Petrobrás falir é quase zero? Acredito que a chance dela voltar a crescer é bastante, e que está chegando a hora certa de comprar as ações “em promoção”. Qual probabilidade quanto ao início do crescimento contínuo dela, que valorizará as ações novamente?

Vinicius Nogueira

Djoni, você está bem confuso,
antes de investir em qualquer coisa, assista esse video !!! Abraço , quaquer duvida estamos aí !!!
http://www.youtube.com/watch?v=UwwJqVVA4fo

Thiago Torres

Olá Seiiti, primeiramente gostaria de parabenizá-lo por se preocupar em manter os alunos do curso atualizados, é um curso que aliado a outras leituras mudou minha forma de ver e viver a vida. Tenho várias dúvidas e já vi algumas delas nos comentários dos colegas.
Quero saber quais são as oportunidades que podemos encontrar no momento de crise e como fazer para aproveitá-las da melhor forma? Como por ex. comprar imóveis baratos de quem está realmente precisando vender, ações por preço de banana, etc.
Forte Abraço!

Henrique Schmidt Canto

Olá Seiiti, tudo bem?
Tenho um apartamento financiado, que me da um retorno mensal via aluguel, gostaria de saber se com o valor excedente, da diferença entre o aluguel e o financiamento, seria uma boa ideia investir em um consórcio imobiliário, adquirindo assim um novo apartamento, sem tirar nada do meu bolso.

Fulgêncio Bomtempo

Oi Henrique, ao invés de optar por um consórcio, por que não optar por outro investimento que lhe proporcione maior valor? Diversifique seus investimentos, você já tem um imóvel que se paga o que não é muito fácil de se encontrar, agora opte por novas alternativas, tesouro direto, fundos imobiliário, ações de boas empresas.

Abraço e sucesso!

Fulgêncio Bomtempo
http://www.BomtempoFP.com

Elton Parente

Qual o reflexo desse ambiente na criação de uma nova empresa e para as novas startups?

Enio

Gostaria de informações sobre aplicações mais eficientes no Tesouro Direto, aproveitando as oscilações de preço de mercado, e alternativas de aplicações para quem já constituiu sua reserva financeira e guardou capital para realizar investimentos.

rafael

Na construção da casa qual é a melhor forma de financiamento, que vale a pena ou é melhor guardar o $$$ e construir depois ?

Luiz Heleno

Caro Seiiti, tudo bem!!!
Tenho 02 imoveis quitados e prontos para venda, entretanto não consigo avaliar se o momento é propicio para tal, visto que o período 2015-2016 está se transformando em uma grande incógnita em termos de valor financeiro do dinheiro.
De igual forma, existem outros 02, em construção, que são corrigidos pelo INCC. Hoje, o retorno anual obtido com aplicação financeira supera o INCC/DI anual cobrado, contudo não consigo avaliar se essa situação irá se manter no período 2015-2016 (período de conclusão de obra e entrega dos imoveis).
Minhas duvidas são: Que parâmetros utilizar para melhor aferir essas questões?
Obrigado por sua atenção.

Marcos

Olá gostaria de saber o que é esperado para o mercado imobiliário em 2015?

Daniel

Olá, especialistas dizem em ter uma reserva de emergência de 6x os gastos mensais, gostaria de saber qual sua opinião em deixar metade desta reserva em poupança e a outra metade em títulos do governo que pagam a selic (LFT), já que se eu precisar resgatar antes não terei perdas. Obrigado

Os comentários estão fechados.

Facebook