some image

A Classe Alta

Livro “Alocação de Ativos” de Henrique Carvalho – recomendado

Tags:, , Finanças
featured image

Quando recebi uma cópia de pre-lançamento do livro digital Alocação de Ativos, eu já sabia que seria um material de qualidade.

É que eu já havia realizado uma entrevista com o autor Henrique Carvalho, do HC Investimentos, falando sobre a alocação de ativos baseada em títulos públicos, fundos imobiliários e ETFs e me encantei com a simplicidade do método.

Conforme o programa de coaching financeiro A Classe Alta vai crescendo, trazemos especialistas em diferentes áreas de finanças, empreendedorismo e carreira profissional para contribuir com informações de valor para nossos membros do curso.

E a contribuição do Henrique Carvalho para nosso curso é justamente em facilitar a vida do investidor que não quer mais ficar vítima das oscilações de mercado. Eu iria um pouco além e diria que ele resolve o Paradoxo da Escolha, conceito popularizado pelo autor Barry Schwartz.

Como a Alocação de Ativos traz vantagens ao investidor passivo

Os iniciantes na área de investimentos muitas vezes são tomados por uma sensação de grandeza, principalmente ao realizar algumas operações em simuladores e com ganhos acima do mercado.

Sempre que eu ouvia algum colega me dizer que estava com escolhas de ações com rendimento muito acima dos índices de mercado, eu pensava na história de uma amiga minha qua costumava ir ao Bingo.

Você investe como quem joga no Bingo?
Tem gente que “investe” dinheiro igual quem joga no Bingo…

Uma amiga costuma contar para a família inteira sempre que ela tinha sorte e ganhava uma grande bolada no Bingo – e a explicação era que ela tinha muita intuição pra coisa.

Mas eu fico com a dúvida: será que ela também conta pra família inteira quando ela joga e não ganha nada? Hmm….

Sabe, eu geralmente não gosto de nenhuma explicação que tenha a ver com a sorte, com a Lei da Atração ou coisas semelhantes. Tenho mais afinidade com as explicações psicológicas, como o viés da confirmação.

Como o Viés da Confirmação pode afetar suas decisões de investimentos

A minha amiga sinceramente acredita que no final das contas o Bingo tem sido uma decisão positiva para lucrar dinheiro (e se divertir). Mas ela também ignora os momentos de perda.

De forma semelhante, o investidor também geralmente sofre de uma armadilha cognitiva.

No livro digital Alocação de Ativos, Henrique Carvalho conta (pag.281) que quando temos algumas hipóteses, o normal é buscar informações (em fóruns de investimento, com a corretora e outros gurus de finanças) que reforcem a nossa crença já estabelecida.

Quem dá um bom embasamento para ilustrar isso são os pesquisadores Knox e Inkster, que em experimento feito em 1968 comprovaram que a gente tem a tendência de acreditar mais em algum resultado depois de fazer um comprometimento. No caso, eles perceberam que depois de fazer uma aposta em uma corrida de cavalos, os participantes ficavam com maior confiança de que a sua escolha seria a ganhadora (ver mais no artigo de “sunk cost” na Wikipedia)

O Paradoxo da Escolha e os investimentos financeiros

Barry Schwartz tem uma longa obra em que revela como está cada vez mais difícil tomar decisões no mundo moderno. Antigamente, as opções eram muito menores e simples.

Hoje, as empresas precisam oferecer uma infinidade de variações. Incluindo coisas bizarras como o Bis Limão e o Halls de Mousse de Maracujá.

Bis Limão

E no mercado de produtos financeiros – qual seria o equivalente ao Bis Limão?

Nós, brasileiros, achamos que sempre é bom ter mais escolhas. Em um mercado rico com muita variedade, é maior a chance de cada pessoa encontrar um produto adequado para seu perfil e necessidades individuais… certo???

Não necessariamente.

A oferta de variedades infinitas faz com que a gente fique paralisado. Quem conta isso bem são os professores Sheena Iyengar (Columbia University) e Mark Lepper (Stanford University), no estudo When Choice is Demotivating: Can one desire too much of a good thing?.

Se tenho uma barraca vendendo seis sabores de geléia, é mais provável que eu consiga vender melhor do que uma outra barraca que vende trinta variedades diferentes. O motivo? Quando existem poucas opções e eu compro um pote de geléia, estou deixando de consumir cinco sabores. E no caso de muita variedade (30 sabores), cada escolha representa 29 de sabores que deixo de experimentar.

A barraca com 6 sabores vendeu 10 vezes mais do que a barraca com 30 sabores.

O que isso tem a ver com investimentos? Tudo! A oferta exagerada de diferentes produtos financeiros com nomes complexos paralisa o investidor, principalmente aquele que sabe dos problemas cognitivos na tomada de decisão. São erros que temos medo de cometer antes mesmo de decidir qualquer coisa. São expectativas totalmente sem base na realidade e muita decepção.

A pior parte de todas na verdade está no lado psicológico, com a ansiedade e o stress continuado. Um dos meus clientes de coaching financeiro costuma me dizer que para ele, o melhor investimento é aquele que o permite dormir tranquilo.

Acho que existe muita sabedoria nesse tipo de filosofia. Investir é um processo de longo prazo. É a mídia quem estimula a acreditar em escolhas perfeitas, em tacadas de sorte que fazem milionários surgirem da noite para o dia. A realidade é que sem um bom sistema para gerenciar tantas escolhas, podemos entrar em depressão (ou, pior, até gastar o dinheiro, já que não encontramos a forma otimizada de investir!)

Para quem recomendo o livro Alocação de Ativos

Primeiramente, quero dizer que o Henrique Carvalho é meu amigo e eu sou parceiro de lançamento desta obra.

Mas independentemente desse relacionamento, eu digo que o material produzido é de alta qualidade. Eu fiz questão de colocar alguns links de fontes acadêmicas no preparo deste artigo com um propósito específico: espantar quem tem preguiça de ler. Afugentar quem não tem curiosidade. Pois o livro do Henrique é para pessoas inteligentes e com gosto pela boa leitura.

Se você gostou deste post, e quiser ir um pouco além do que já conversamos nesta entrevista sobre a tríade financeira (fundos, títulos e ETFs), daí sim eu acredito que o livro Alocação de Ativos pode ser uma boa escolha.

Logicamente cada leitor do livro vai encontrar algum benefício diferente. Para mim, o que mais valeu a pena foi uma fórmula simplificada que me permite ser um investidor passivo… de forma otimizada. Tenho pouco stress, pouca ansiedade e posso dedicar minha vida para cultivar relacionamentos com quem amo, trabalhar em projetos que sei que vão oferecer valor para muitas pessoas, relaxar e otimizar meu tempo.

Com a Alocação de Ativos, não preciso ficar gerenciando de perto os investimentos e me policiando contra as armadilhas cognitivas, pois tudo está seguindo longe das oscilações de mercado. Voando em céu de brigadeiro.

Recomendado - Alocação de Ativos
Em céu de brigadeiro: acho que foi essa a idéia do Henrique, ao colocar o aviaozinho no céu azul, longe da montanha russa

Promoção especial A Classe Alta

Caso você decida realizar a compra do livro Alocação de Ativos e utilizar o link especial desta página, faço questão de lhe enviar alguns materiais adicionais:

– dois arquivos de áudio .MP3 para download com entrevista do Henrique Carvalho, incluindo as dicas especiais que somente foram dadas aos participantes de nosso curso;
– mapa mental sobre alocação de ativos para download em formatos (.JPEG e .PDF)

Para receber esses materiais adicionais (além do que o Henrique já oferece no pacote Alocação de Ativos), por favor utilize o seguinte link especial de parceiro para fazer a compra: http://aclassealta.com/hcinvestimentos

Ao final, basta me enviar um email em contato [arroba] arataacademy.com com o comprovante da compra que eu responderei enviando os links de download.

Outras dúvidas sobre o livro?

Espero que tenha gostado deste artigo – se ficar qualquer dúvida e que eu possa responder, é só usar a ferramenta de comentários abaixo. Abraço!

Sobre Seiiti Arata

Seiiti Arata é fundador da Arata Academy e autor do curso de enriquecimento financeiro A Classe Alta. Suas melhores orientações para produtividade pessoal foram condensadas no curso Produtividade Ninja. É também autor do curso de carreira profissional Duplique Seu Salário e no treinamento em empreendedorismo EmpreDig. Suas técnicas de aprendizado estão condensadas no curso Como Aprender Mais Rápido.

12 comentários

Hildo Antônio

Parabéns pela ótima sinopse do livro, parece ser muito bom.

arata

Obrigado, Hildo! O Henrique é um autor muito caprichoso. Tenho certeza que ele vai continuar nos brindando com mais obras de grande qualidade!

Vinicius Nunes

Olá, Seiiti, estou receoso em comprar este livro, uma vez que percebi que é benéfico para o investidor passivo.

Todavia, opero no mercado de capitais e gostaria de saber se seria tão recomendado pra mim, quanto para o investidor passivo.

Obrigado

arata

Vinicius, se você opera com finalidade pessoal, acredito que você tem MUITO a ganhar com a leitura. Sério.

Se a sua profissão do dia a dia é trabalhar em uma corretora, daí eu não recomendo. Ou seja, se você “opera no mercado de capitais” como seu emprego das 9 às 18.

Mas se você investe com a finalidade de ter ganhos pessoais, acho que os estudos que o Henrique apresenta podem mudar a sua vida.

Vinicius Nunes

Não sei se entendi.

Eu não opero por exclusividade, tenhas atividades: trabalho, estudo…

Compro e vendo por análises pessoais, independente da sugestão da corretora.

Meu prazo operacional é de médio prazo, ou seja, vejo os gráfico um dia sim, outro não, geralmente.

Dessa forma, é livro seria recomendado para mim?

Thiago Alves

Arata,

Qual o valor mínimo para iniciar investimentos em Fundos Imobiliários e ETFs?

Henrique Carvalho

Olá Thiago!

Não sou o Seiiti, mas como esses 2 assuntos são temas que estudo bastante acredito que o Seiiti não se importaria com minha resposta aqui.

Fundos Imobiliários você pode começar a investir a partir de apenas R$ 2,00.

Existem fundos imobiliários cujo valor da cota é até mesmo inferior a R# 2,00. FFCI11 fechou hoje a R$ 1,83 (21/03/2012)

Porém, é comum os fundos terem valores próximos de R$ 100,00 e R$ 1.000,00.

Quanto aos ETFs, no momento acredito que apenas 3 se destacam: (preço de fechamento em 21/03/2012)

1. BOVA11: R$ 65,84

2. SMAL11: R$ 71,50

3. PIBB11: R$ 94,38

Embora o investimento em ambos seja baixo fique atento aos custos. Se você tem uma taxa de corretagem de R$ 10,00, por exemplo, e investe R$ 100,00 já está perdendo 10% somente com taxas. Porém, se investe R$ 10.000, esse valor cai para 0,1%. :)

Espero que a resposta tenha ajudado. Caso contrário, sinta-se à vontade para perguntar.

Abraços!

Ananda

Dúvida!!

Eu lí toda a degustação do livro. Mas fiquei com dúvida no entendimento do Passo 4 na página 54:

“Passo 4 . Utilize os aportes mensais para equilibrar a carteira Se você pode investir, por exemplo, r$ 5.000 por mês utilize esse novo dinheiro para comprar os ativos que mais se desviaram (para baixo) de sua alocação original.”

Se eles se desviaram para baixo, o que entendo que tiveram perda, então por que eu deveria colocar mais dinheiro?

Seria para reforçar o portfólio ou comprar mais do item que caiu?

Henrique Carvalho

Olá Ananda!

Obrigado por compartilhar sua dúvida.

Como autor do eBook posso te responder tranquilamente:

A ideia é justamente comprar mais do ativo que caiu sim. Pode parecer estranho para muitos, afinal: por que eu devo comprar um ativo “ruim”, que perdeu valor?

Entretanto, ao comprar o ativo que caiu você estará se forçando a comprar na baixa, retirando todo o lado emocional que é um dos piores inimigos do investidor. Veja o que ocorreu na crise de 2008, por exemplo.

O dinheiro investido em ações pelos investidores nesse período apresentou fortes perdas, podendo chegar a -60% em apenas 5 meses. E pior: a maioria desses investidores não aguentou a pressão e vendeu tudo justamente no fundo do poço.

Já o investidor que sempre compra na baixa, pôde acumular ações a preços atrativos para, somente 1 ano depois, ver a sua carteira de ações subindo mais de 100%.

O futuro é de fato imprevisível, mas se você retirar todo o lado emocional de uma perda e comprar mais do ativo que está caindo, você tende a obter resultados mais sólidos no longo prazo. Tecnicamente, os especialistas chamam esse fator de “regressão a tendência”, cujo conceito falo de maneira bem simplificada e didática no material.

Só lembre de aplicar a ampla diversificação detalhada no capítulo 4, o monitoramento praticamente automático do capítulo 6 e você estará em um ótimo caminho para alcançar sua liberdade financeira.

Abraços!

Ananda Fischer

Oi Henrique,

Obrigada pela resposta bem clara e muito coerente.

Já comprei seu livro e estou no capítulo 3.

Sucesso!!!

Ananda Fischer

Henrique,

Seu livro inclui algo sobre o Mercado Forex?

Se não, qual é a sua opinião ou conhecimento sobre o assunto?

Os comentários estão fechados.

Facebook