some image

A Classe Alta

O que é um investimento seguro?

Tags: Finanças
featured image

Na busca por investimentos seguros, acabamos encontrando muita informação complicada que pode intimidar.


Para determinar a segurança de um investimento, primeiro tenha certeza de ter uma boa bagagem de educação financeira para a análise racional. Você está preparado?

Nós não precisamos se tornar experts em finanças para fazer investimentos seguros. Ao mesmo tempo, não podemos cometer a irresponsabilidade de entrar em dívidas, gastar mais do que ganhamos ou deixar o dinheiro largado na poupança.

O problema para as pessoas que conseguem acumular valores ao longo de sua carreira profissional é que elas se sentem sempre ocupadas demais para começar a pensar em finanças. E, quando finalmente ficam com um pouquinho a mais de curiosidade sobre produtos financeiros acabam se assustando com a complexidade de letras como CDI, CDB, Selic… sem contar o cálculo muitas vezes necessário de tributos como o IR e IOF.

Mantendo a calma e simplificando as finanças

Um dos motivos que nos impede de assumir o controle de nossas finanças e enriquecer é a confusão, que também é chamada de dissonância cognitiva. Em outras palavras, quando tudo parece complicado, a gente prefere não fazer nada e deixar como está, evitando tocar no assunto.

É por isso que o coaching financeiro A Classe Alta tem tanto sucesso com os milhares de clientes que já aprovaram a metodologia: tudo é mantido bastante simples, divertido e fácil de aplicar. Primeiro, nós entendemos as barreiras que nos impedem de gerenciar bem o dinheiro. Depois, nós começamos a aplicar o dinheiro de forma automática para atingir nossos objetivos.

Nosso objetivo não é em virar economista ou expert de finanças. A vida já tem muita coisa interessante para nos oferecer e o tempo é muito valioso. Apesar de ter convidado os maiores experts de finanças no Brasil para dar entrevistas e aulas didáticas de como investir corretamente o nosso dinheiro, essa nunca é a finalidade. Todos nós concordamos que o importante é buscar a qualidade de vida. O dinheiro é apenas uma ferramenta que vai colaborar nesse processo.

Afinal de contas, acordar todo dia pensando em dinheiro e ir dormir contando centavos é algo muito triste. Não vamos nos tornar escravos do dinheiro: ao contrário! Temos que fazer o dinheiro trabalhar a nosso favor. Por isso, ao invés de ter o foco no dinheiro e quanto precisamos ganhar, o ideal é inverter esse raciocínio, primeiramente definindo nossos objetivos. O que é que a gente quer fazer com a nossa vida? A partir daí é que definiremos como podemos fazer o dinheiro trabalhar a nosso favor.

Ao invés de usar uma linguagem técnica e áspera, todo o nosso diálogo e interação do programa de coaching financeiro A Classe Alta é igual ao deste artigo: é tranquilo, despretensioso. É uma conversa entre vários amigos, já que o nosso curso é um conjunto de pessoas que se reúne com um objetivo comum.

Risco zero não existe

A história brasileira mostra que mesmo a querida Poupança não está imune: o ex presidente Collor e a ex-ministra da Fazenda, Zélia Cardoso de Mello, já chegaram a congelar a Poupança, que constituiu um confisco das economias de milhões de brasileiros.

O CDB, por sua vez, é como emprestar dinheiro ao banco: e já vimos que existem diversos riscos do CDB que devem ser considerados, principalmente no caso dos bancos de médio e pequeno porte, que justamente são os que oferecem melhores rendimentos para compensar o maior risco percebido.

Hoje em dia o Tesouro Direto é um dos produtos queridinhos de todos os especialistas em finanças, pois nesse caso estamos emprestando dinheiro ao país. Será mesmo que não existe risco de tomar calote do governo? O caso da nossa vizinha Argentina e da européia Grécia estão mostrando que os governos estão também sujeitos a quebras feias.

Tanto a poupança, CDB e Tesouro Direto são alguns dos produtos de menor risco do mercado. Mesmo quem ainda vive com a crença de ditados populares sobre dinheiro como “quem compra terra, não erra” sabe que existem riscos de invasão. Apartamentos e imóveis podem sofrer depreciação, tanto de má vizinhança como de inquilinos. E olha que a gente ainda nem começou a falar da renda variável e o emocionante sobe-e-desce da bolsa.

O medo de perder

Muitas vezes, o medo de perder se revela mais danoso do que a própria perda. O medo de perder dinheiro nos congela, nos torna reféns de inúmeros truques de marketing e psicologia que são usados a favor dos bancos e das grandes empresas.

A solução é adquirir mais conhecimento, mais informação e eliminar as trevas do desconhecido, do incerto. Mais uma vez, quero repetir: ninguém precisa se tornar um expert em finanças, mas é possível sim adquirir a informação minimamente necessária para tomar boas decisões. É para isso que o nosso coaching financeiro A Classe Alta foi criado.

São dezenas de vídeos sobre coaching pessoal que tratam do nosso relacionamento com o dinheiro, sacadas geniais sobre como podemos multiplicar nossos rendimentos e fazer o dinheiro trabalhar para nós. Dicas de quem já alcançou a “independência financeira” (ou seja, nunca mais precisam trabalhar para poder pagar as contas até o fim de suas vidas).

Tenho certeza que você vai gostar – para saber mais, clique aqui e receba detalhes por email.

Sobre Seiiti Arata

Seiiti Arata é fundador da Arata Academy e autor do curso de enriquecimento financeiro A Classe Alta. Suas melhores orientações para produtividade pessoal foram condensadas no curso Produtividade Ninja. É também autor do curso de carreira profissional Duplique Seu Salário e no treinamento em empreendedorismo EmpreDig. Suas técnicas de aprendizado estão condensadas no curso Como Aprender Mais Rápido.

Facebook