Posso confiar no gerente do meu banco?

Este artigo é dedicado para quem teve alguma reunião com o gerente da agência bancária e recebeu diferentes recomendações sobre o que fazer com o dinheiro que está parado na poupança. Existem outras opções muito mais interessantes de investimento, porém é necessário dedicar um pouco de tempo para poder entender cada uma em mais detalhes.
Você não deve confiar no gerente do banco!
Por mais amistoso que seja, o gerente é funcionário que cumpre uma série de ordens e diretrizes da instituição bancária. Ele possui metas internas a cumprir e, baseado em sua performance, ele poderá subir mais rapidamente na carreira, sendo promovido e indo para agências melhores.
E o banco, por sua vez, precisa ganhar dinheiro ao reter o máximo de suas economias dentro dos cofres.
Por exemplo, se você quer manter boa rentabilidade e baixo risco, uma das melhores alternativas é o Tesouro Direto. Mas para isso, o dinheiro precisa sair da sua conta bancária e ser enviado para uma corretora (agente de custódia). É um procedimento super simples, mas para quem nunca fez, pode parecer um pouco complicado ou intimidar pelo medo do desconhecido.
É aproveitando esse tipo de incerteza que o gerente do banco vai tentar empurrar produtos como CDBs. Existem RISCOS relacionados ao CDB que devemos considerar antes de escolher esse tipo de investimento.
Dicas rápidas: confira sempre qual é a tributação envolvida e pergunte quais são todas as taxas administrativas de qualquer produto financeiro oferecido. Alguns até parecem ter um rendimento superior à da poupança, porém possuem uma série de descontos invisíveis que tornam o investimento bastante inviável.
Aprenda a negociar com os bancos e cartões de crédito
Em nosso programa de coaching financeiro A Classe Alta, temos vários vídeos e tutoriais que ensinam a otimizar nossos investimentos e ter certeza sobre os princípios mais sólidos a aplicar em nossas decisões, ao invés de ficar somente escutando o que o gerente, comadres e taxistas ficam nos dando de “conselhos”.
Esse é um tipo de educação que compensa muito, e tenho certeza que você vai gostar. São inúmeros materiais, como por exemplo o tutorial de negociação com cartões de crédito abaixo:
Tutorial de negociação com cartão de crédito
Quer receber mais informações?
Clique aqui para se cadastrar em nossa lista informativa e receber agora o acesso a um importante vídeo que fala sobre os efeitos da psicologia e do marketing sobre a nossa riqueza financeira e exposição ao risco de más escolhas.
Pingback: Cuidados a tomar com o investimento em CDB « A Classe Alta: coaching financeiro Arata Academy