some image

A Classe Alta

Trabalhar, guardar e investir

Finanças

São três passos básicos para quem quer enriquecer. A aparente simplicidade desses conceitos pode levar o leitor ao descrédito. Afinal, se é só isso, por que não estamos todos ricos?

Talvez o grande segredo de tudo resida em nossa ideia de que a riqueza se constrói a partir de fórmulas complexas ou de alguma jogada sensacional. Como são atitudes simples feitas dia sim e no outro também que nos conduzem à riqueza, acabamos negligenciando o esforço contínuo. Sabemos que são ideias úteis e necessárias, mas raramente paramos pra entender melhor esses conceitos e ver onde podemos melhorar e aplicar na nossa vida. Geralmente, temos as famosas reações de quem se nega a parar alguns minutos e analisar: “eu já fiz isso”, “não é tão simples assim”, “duvido que vou alcançar a riqueza só com esses passos”.

É claro que esses três passos não resolvem os problemas, senão teríamos muita gente rica financeiramente por aí. O segredo está, justamente, no que você faz depois desses três passos.

O começo a gente sabe, trabalhar bastante pra acumular recursos, depois guardá-los. No resumo do livro O Homem Mais Rico da Babilônia, é ensinado a guardar, pelo menos, 10% do que ganhamos, e por fim, investir o que guardamos.

O investimento deve ser estudado com cautela, pois é nesse passo que passamos a definir nosso futuro enriquecedor, ou não. É preciso confiar no investimento que vai fazer, ter a certeza e a confiança de que essa é uma boa decisão. E pra isso, nada melhor que estudar e buscar conhecer as diferentes possibilidades que o mercado apresenta pra se investir.

Se você está começando agora, os investimentos mais seguros podem ser de curto prazo e liquidez diária e de renda fixa, por exemplo. É muito importante conhecer onde se está colocando o seu dinheiro e acompanhar esse crescimento, estar antenado no mercado e ir se preparando com informações de qualidade.

E o que você faz quando todos esses passos foram dados e seu dinheiro está rendendo e trazendo bons resultados financeiros?

É aqui que muitos se descuidam, entram num ritmo frenético de consumo ou num estilo de vida regado à aparências. Cuidado! É nesse momento que a vida faz o seu trabalho e separa os preparados dos não preparados.

A riqueza chega rápido e pode ir rápido também. Então, prepare-se, estude e plante os frutos que seu dinheiro tem gerado, reinvista, estude mais, procure por outros investimentos tão bons quanto os que você está aplicando agora. E quanto mais você buscar novos caminhos, mais experiência vai ganhando, mais conhecimento e habilidades vai desenvolvendo, e, assim, vai acumular mais riquezas no final.

O Homem Mais Rico da Babilônia é um clássico que precisa ser lido.

Sobre Nando Zapelini

Contador de formação e de histórias. Foi escoteiro e conheceu o lado bom da vida. Também foi bancário e descobriu que nem tudo era tão bom assim. Sonha em viajar pelo mundo, falar várias línguas e tocar violão, e saxofone, e violino, e piano... vidas!