some image

A Classe Alta

Cuidados a tomar antes de contratar cartão de crédito de lojas (Submarino, C&A, Saraiva, FNAC, Aura…)

Finanças

Você está fazendo compra no seu estabelecimento preferido e daí o assistente pergunta se não interessa fazer um cartão da loja, que oferece descontos adicionais… inclusive, se você estiver disposto a preencher um breve formulário, ganha um descontão naquela compra que já está fazendo. E aí, vale a pena?

A loja tem menor capacidade em identificar bons pagadores

O raciocínio é bastante simples: um banco tem uma estrutura de analistas e experiência muito maiores do que uma loja para fazer análise de crédito.

Em outras palavras, como o banco tem maior experiência, pode oferecer cartões com taxas de juros menores.

Porém, você que tem interesse em educação financeira por cursos como o A Classe Alta já sabe que nunca deve deixar de pagar a fatura integral do cartão de crédito, nem que para isso tenha que recorrer a economias da poupança ou outros investimentos que tenham um rendimento esperado menor do que as altíssimas taxas de juros cobrados pelo cartão.

Desse modo, mesmo que o cartão tenha uma taxa maior (ou menor) do que o de bancos, isso importa pouco. Você nunca vai se endividar pelo cartão. (Caso você por acaso esteja endividado com cartão de crédito, recomendo fortemente que repense a forma como faz seus gastos, pois esse é um dos piores tipos de comportamento para suas finanças, que corrói todas as suas economias em velocidade maior do que qualquer investimento pode recuperar)

Existem taxas ocultas que serão cobradas

Parece pegadinha de show de televisão. O vendedor da loja todo sorridente e educado diz que o cartão da loja é excelente e que não possui anuidade. Porém, nas letrinhas miúdas do contrato que ninguém lê (ou, quando lê, não entende pois tudo é escrito para ser confuso), existem cláusulas estabelecendo que a loja poderá cobrar taxas para diversas ações.

Exemplos? O Cartão FNAC cobra uma misteriosa “taxa de emissão de boleto”. E o Cartão Submarino cobra uma curiosa taxa de R$2,99 em cada fatura, dizendo que é repasse de taxa administrativa do banco.

Assim, essas pequenas taxas podem se revelar uma pior escolha do que o cartão de um banco.

O benefício é apenas para grandes compradores

Não estou dizendo que não compensa. Caso você realize todas as suas compras naquela loja específica e tem planos de continuar fiel, pode sim valer a pena (este artigo não entra nas questões de privacidade, principalmente pertinentes no caso de cartões de supermercado que mantém o registro de todos os itens consumidos durante seu relacionamento com o estabelecimento e que podem vazar e serem distribuídos ilegalmente sem sua autorização).

No caso de eletrodomésticos, acho um pouco difícil que alguém tenha o hábito de toda semana comprar um laptop, televisor e geladeira para que os super descontos da loja sejam válidos.

O que pode acontecer é um efeito de fidelização em que, inconscientemente, a gente seja induzido a comprar mais e mais (mesmo quando não precisamos) – esse é o objetivo número um da loja que oferece o cartão.

Você dispersa o seu poder de compra

Ao centralizar todas as suas compras em um único cartão, como a gente já comentou no artigo sobre como escolher o cartão de forma inteligente, você aumenta seu poder de barganha e pode reduzir ou eliminar a anuidade, além de receber mais milhas por compra realizada.

Mais complexidade, mais papéis, menos tempo

Cada vez mais a gente escuta comentários do tipo “estou na correria”, “tou sem tempo pra nada”, indicando que existe uma sobrecarga de informações e pouco tempo para processar tudo.

Em tempos como os nossos, temos que ser guardiões de nossos preciosos minutos. Será que realmente queremos um novo cartão para gerenciar, com faturas diferentes para olhar, risco de esquecer de pagar a fatura do cartão, telefonemas a fazer no caso de algo não estar correto?

Provavelmente aqui é o ponto mais importante. Eu prefiro evitar o número de relacionamentos com diferentes instituições (ainda que existam algumas vantagens de alguns trocados a menos em alguma compra), pois o meu tempo tem um valor muito maior do que os centavos de descontos que recebo.

Automatizando despesas, simplificando investimentos, ganhando tempo

Se você tem intenção em passar cada vez menos tempo fazendo controle detalhado de seus investimentos e passando stress quando um investimento está menos lucrativo do que os outros, se quer adquirir maior controle sobre suas finanças com qualidade de vida e entender todos os aspectos psicológicos que nos seguram contra o processo de enriquecimento, tenho certeza que vai gostar dos vídeos informativos sobre o nosso coaching financeiro.

Sobre Seiiti Arata

Seiiti Arata é fundador da Arata Academy e autor do curso de enriquecimento financeiro A Classe Alta. Suas melhores orientações para produtividade pessoal foram condensadas no curso Produtividade Ninja. É também autor do curso de carreira profissional Duplique Seu Salário e no treinamento em empreendedorismo EmpreDig. Suas técnicas de aprendizado estão condensadas no curso Como Aprender Mais Rápido.

Facebook