some image

A Classe Alta

Esqueceu de pagar a fatura do cartão de crédito? Leia este artigo.

Finanças

Parabéns por decidir ler este artigo antes de sair pagando as taxas absurdas cobradas pelo cartão. Esse é um ótimo indicador do seu interesse em educação financeira e consumo responsável. Hoje vamos falar sobre o que pode ser feito para retirar todas as multas de sua fatura.

Com algumas simples dicas, você poderá aumentar consideravelmente as suas economias e retornos em investimentos. O que eu costumo recomendar para os clientes de coaching financeiro A Classe Alta é sempre tornar o gerenciamento das finanças automático e otimizado.

Pague SEMPRE a fatura integral do cartão de crédito antes do vencimento

Já comentamos em artigo anterior que o escolha inteligente do cartão de crédito é voltado a coletar todos os benefícios como milhagem e pontos em programas de fidelidade, além de parcelamento de pagamentos de forma a ter pequenos ganhos relativos com a inflação.

Para que esses benefícios não venham acompanhados de prejuízos, é fundamental somente consumir aquilo que realmente queremos, de forma responsável. Eu já comentei que costumava me forçar a fazer compras para ganhar milhas, o que não é nada inteligente.

Agora, a pior coisa mesmo que pode acontecer no nosso uso do cartão de crédito é comprar mais do que podemos pagar (precisando retirar dinheiro da poupança ou de investimentos para quitar a fatura) ou, simplesmente, deixar o esquecimento prejudicar nosso bolso.

Sim, parece exagero, mas é impressionante a quantidade de pessoas que se esquecem de pagar a fatura do cartão de crédito!

Algumas vezes, pode ser falha do Correio ou até mesmo do porteiro do prédio que manda a fatura para o apartamento errado. Mas o que acontece de verdade é que a gente recebe a cartinha da administradora do cartão MasterCard, Visa ou American Express (ou outra bandeira da sua preferência), abrimos, olhamos o valor … e…

… deixamos pra depois. E acabamos esquecendo.

O pior momento para lembrar que a gente esqueceu de pagar a fatura do cartão de crédito

Daí, um dia desses, estamos em alguma loja ou restaurante e misteriosamente o cartão não está aprovando a transação. Pagamos ou em dinheiro ou com cheque (ou até usamos um segundo cartão – principalmente no caso de quem tem a estratégia de sempre manter um Visa e um MasterCard na carteira) e daí ficamos desconfiados – será que alguém clonou nosso cartão? Será que atingimos o limite? Será que deu problema na maquininha?

Nada disso. Ao telefonar pra administradora do cartão de crédito, somos informados que não houve pagamento na data de limite do faturamento.

Altas taxas de mora do cartão de crédito: o maior vilão das finanças pessoais

Eu acredito que o correto mesmo seria ter algum tipo de serviço de lembrete. Por exemplo: se o vencimento do meu cartão é no dia 12 de cada mês, caso não houvesse pagamento até o dia 11, eu poderia optar por receber um email, um SMS da administradora.

Afinal de contas, a gente não autoriza a administradora do cartão a telefonar pra gente no caso de transações que possuem suspeita de fraude? Por que então não utilizar a tecnologia para nos lembrar de forma pouco invasiva?

Mas enfim. O artigo de hoje é para dar dicas sobre o que fazer no caso de termos deixado de pagar o cartão e como fazer para negociar a redução ou remover completamente as taxas relacionadas a essa demora. Vamos deixar para reclamar das administradoras e bancos em um artigo futuro.

Primeiramente, temos que nos assegurar que isso nunca mais vai acontecer.

Ferramentas para ajudar a pagar a fatura do cartão pontualmente

Acho que a melhor coisa mesmo é permitir que a fatura do cartão seja paga integralmente por débito automático. Pronto. Assim, a gente nem precisa fazer o login no e-banking para ficar digitando o monte de senha e processos complicados para fazer a transação. Ganhamos tempo.

O que devemos fazer, no caso do débito automático, é sempre ficar de olho no que está sendo cobrado. Estamos reconhecendo todas as compras ou existe algo estranho? Existe alguma taxa que a gente não concorda? Temos que ficar muito atentos pois é normal aparecer alguma pequena taxa que pode ser removida com alguns telefonemas. Não podemos deixar o débito automático nos estimular a ficar relaxados e ter alguma cobrança abusiva.

Caso você não queira deixar esse processo automatizado, então é fundamental ter lembretes com o seu Microsoft Outloook, Google Calendar ou o alarme do smartphone. Mas não conte tão somente com a memória. É importante usar e abusar da tecnologia para ter certeza de pagar o cartão dentro do prazo, já que além de sermos cobrados altos valores, existe também o risco de demoras prejudicarem nosso perfil de crédito, como já falamos na ocasião sobre o Cadastro Positivo.

Como negociar com a administradora de cartão no caso de demora no pagamento

Muito bem. Caso você tenha esquecido de pagar, primeiramente confira as dicas acima para que isso nunca mais aconteça.

E daí, ao telefonar para a administradora, peça que confira o seu perfil e histórico de pagamentos, que sempre tem sido impecável (caso ainda não seja, instale este hábito urgentemente!), apontando que o que aconteceu foi uma distração de sua parte.

Deixe claro que você tem o dinheiro para pagamento, que tem fonte de renda e que está tomando providências para automatizar os pagamentos ou para sempre se recordar. E, principalmente, que você deseja ser um cliente deste cartão por muitos anos.

Dito isso (seguindo o script do vídeo tutorial de negociação com administradoras de cartões de crédito), você poderá dizer com calma que deseja que as taxas cobradas sejam estornadas na próxima fatura. Simples assim. Não precisa gritar, ficar afobado, bater na mesa, mentir ou ameaçar ninguém. Trate o assunto como se fosse comum para você, dizendo que você deseja remover essa taxa, que aconteceu por esquecimento e distração. E que você tem certeza que no seu bom relacionamento com a instituição financeira, você espera que esse valor não lhe seja cobrado. Peça para falar com supervisores caso necessário.

Esse processo é bastante simples. Dentro de nosso curso, a gente compartilha várias técnicas em detalhes sobre como lidar com bancos, administradoras de cartão de crédito e corretoras para ter os maiores benefícios possíveis – caso você ainda não conheça, clique aqui pra receber detalhes por email.

Sobre Seiiti Arata

Seiiti Arata é fundador da Arata Academy e autor do curso de enriquecimento financeiro A Classe Alta. Suas melhores orientações para produtividade pessoal foram condensadas no curso Produtividade Ninja. É também autor do curso de carreira profissional Duplique Seu Salário e no treinamento em empreendedorismo EmpreDig. Suas técnicas de aprendizado estão condensadas no curso Como Aprender Mais Rápido.

3 comentários

victor

gostaria de saber se quando atrasamos a fatura do cartão a pagar e pagar uns dias atrasado, se quando for pagar a boleta do cartão se pode retorna as suas compras, mesmo pagando a boleta atrasada.

Os comentários estão fechados.

Facebook