some image

A Classe Alta

Guia rápido de como otimizar suas contas bancárias

Finanças

Este artigo orienta como otimizar suas finanças ao cortar as tarifas bancárias e poder investir em corretoras para conseguir a maior rentabilidade. Confira:

Você nunca deve pagar tarifas de banco

O Brasil é o país onde os bancos mais ganham dinheiro. Duas vezes mais que os EUA (fonte: O Globo)

Parte desse lucro é uma exploração sobre quem confia demais no banco e acaba pagando taxas desnecessárias. Já escrevemos um artigo sobre como usar as novas modalidades de conta digital para nunca mais ter que pagar mensalidades e taxas de manutenção da conta bancária e tampouco DOC ou TED.

E isso é fundamental para quem já tem condições de fazer investimentos com corretoras: no caso de muitos investimentos, a corretora já cobra uma taxa de administração e isso afeta negativamente o rendimento que será obtido com o investimento, pois a taxa geralmente é fixa (sendo, portanto, necessário investir com grandes valores e a longo prazo para compensar a taxa).

Por isso, temos que eliminar o DOC ou TED (que em alguns casos absurdos é mais de dez reais) do lado do banco. E as contas digitais trazem essa vantagem, devendo ser utilizadas.

Mas eu não tenho conta no Banco do Brasil ou Itaú!

Caso você tenha conta em outro banco (HSBC, Bradesco, Santander ou outros) por razões históricas ou pelo fato de ser lá que o seu empregador deposita o salário, considere mudar. A não ser que você consiga as mesmas vantagens de conta sem taxa de manutenção e sem cobrança por DOC ou TED.

Fique bastante atento também caso o seu banco tenha o costume de colocar algumas taxas aleatórias, como por exemplo tarifa de saque, tarifa de envio de extrato e outras coisas que a gente não pediu e não pretende pagar. A cada dia que passa, os bancos ficam mais criativos em inventar desculpas para abocanhar pedacinhos (e no final do ano quando a gente menos percebe já se foram mais de quinhentos reais perdidos).

Sei que dá trabalho pegar o telefone e reclamar, mas vale a pena. Ou a gente negocia diretamente com o banco e cancela as cobranças futuras e consegue o estorno do que foi cobrado… ou o melhor mesmo é abrir uma conta digital que não tem essas tarifas desde que a gente somente opere por meios eletrônicos.

Mas voltando ao problema de quem recebe em alguma conta diferente do Itaú ou Banco do Brasil: será que não é problemático? Pois para transferir o dinheiro desses bancos para a conta digital, a gente teria que pagar o TED. Não mais.

Desde 2009, o trabalhador da iniciativa privada que recebe o pagamento em conta-salário e quiser que o dinheiro seja transferido automaticamente para outro banco pode pedir para transferir a outro banco (para a conta digital). Pra isso, basta fazer um comunicado formal à instituição financeira, informando banco e número de conta para onde o valor deve ser transferido.

E daí o dinheiro será transferido no mesmo dia em que o salário pingar na conta, sem custos. Legal, né? Não é aplicável o TED ou DOC nesse caso, por causa de uma resolução do Banco Central. Com isso, você não precisa mais de ter conta no banco que o patrão determinou.

Essa é a tal conta-salário, e não foi escolha sua, mas sim do banco e da empresa que é a sua empregadora. Você não tem obrigação de pagar as tarifas desse banco, podendo optar pela conta digital. E na conta salário não tem taxa de manutenção. Assim, o ideal é mandar tudo pra conta digital.

E depois que parei de pagar taxas de bancos?

Parabéns! Ao otimizar suas contas para nunca mais pagar tarifas desnecessárias, você vai economizar algo entre 300 reais por ano. Pense o quanto isso representa ao longo das próximas décadas de vida… e ainda mais com juros compostos. Mas somente isso não basta.

Agora vem a parte bacana. Que é determinar a sua estratégia de alocação de ativos, para passar o menor tempo possível quebrando a cabeça com os investimentos (afinal, tempo representa dinheiro e qualidade de vida). Recomendo bastante as orientações do Henrique Carvalho, que deu uma excelente aula para os participantes do nosso coaching financeiro A Classe Alta.

Além de alocação de ativos, você também tem que levar em conta o seu perfil de investidor, e para isso temos uma aula excelente do consultor financeiro Conrado Navarro. Para guiar o passo a passo do investimento, o autor Rafael Seabra também responde a todas as nossas dúvidas.

Com esse time sensacional de educadores financeiros, mentores e professores, tenho certeza que você vai otimizar todos seus investimentos com facilidade e com diversão. Confira neste link mais detalhes.

Sobre Seiiti Arata

Seiiti Arata é fundador da Arata Academy e autor do curso de enriquecimento financeiro A Classe Alta. Suas melhores orientações para produtividade pessoal foram condensadas no curso Produtividade Ninja. É também autor do curso de carreira profissional Duplique Seu Salário e no treinamento em empreendedorismo EmpreDig. Suas técnicas de aprendizado estão condensadas no curso Como Aprender Mais Rápido.

Facebook