some image

A Classe Alta

Sem pagar tarifa bancária: dicas essenciais para investir

Finanças

A essas alturas, você já deve ter percebido que a poupança não rende praticamente nada (quando tiramos a desvalorização da inflação, conseguimos menos de 2% por ano sobre os rendimentos). Também falamos como o CDB de banco grande grealmente rende muito pouco (e independente das taxas sobre o CDI, o banco está sempre sujeito a quebrar).

Portanto, cada vez mais o investimento pela corretora tem se revelado um bom negócio. Ou quase.

Se por um lado as corretoras oferecem produtos muito mais interessantes, como o Tesouro Direto, fundos ETF e fundos imobiliários (que fazem parte da tríade recomendada em entrevista com meu amigo Henrique Carvalho, do HC Investimentos), o investidor acaba sofrendo na hora de separar uma parte do salário e fazer a transferência de sua conta corrente para a conta da corretora.

Conta bancária sem tarifa é possível e essencial

Até pouco tempo atrás, o único jeito de não pagar a tarifa de DOC / TED era ir até o banco, ficar na fila, sacar o dinheiro, correr o risco de ser assaltado, ir até o outro banco e depositar. E mesmo isso não seria adequado, já que as corretoras mais sérias somente aceitam receber via DOC / TED, pois assim existe um registro melhor sobre os valores, mantendo tudo bem documentado.

Acontece que pagar valores entre 7 a 14 reais para cada uma dessas transferências acaba sendo algo absurdo para quem planeja começar pequeno: muitas vezes, o pequeno rendimento pode até ser um prejuízo quando temos que constantemente enviar pequenos valores.

Por isso, a recomendação é usar as contas digitais, uma novidade no mercado brasileiro. Tudo é idêntico a uma conta corrente tradicional, com a bela diferença de não ter tarifas bancárias. Sim, a isenção de taxas para o TED, DOC além de não haver mensalidade (taxa de manutenção de conta) acaba valendo desde que a gente opere apenas por meios eletrônicos. Como todo mundo hoje em dia quer distância de banco e não ter que ir até a agência, acaba valendo a pena.

Bom para quem tem prática com computadores

Sei que para pessoas da geração passada, ainda é muito complicado fazer operações pela Internet. Quem tem grande dificuldade deve permanecer com as taxas e atendimento pessoal, aparecendo na agência pra tomar um cafezinho com o seu Raimundo, o gerente.

Para todos nós que já vivemos no ambiente da Internet, não faz sentido pagar todas as taxas. Elas apenas continuam ali por uma questão de comodidade. Recomendo fortemente que você entre em contato com o Banco do Brasil ou Itaú e veja mais detalhes como abrir sua conta.

Qualquer processo que é relacionado a nossas finanças é um pouco burocrático, mas esse compensa bastante. No livro Livre-se das tarifas bancárias, meu amigo Rafael Seabra conta mais detalhes sobre as vantagens dessas contas, economizando 372 reais por ano. Concordo com ele que é uma vantagem que deve ser usada por quem tem boa educação financeira.

E depois de conseguir a conta bancária sem tarifa?

Se você colocou a mão na massa, parabéns por implementar a dica deste artigo, aderindo à Conta Digital Banco do Brasil ou iConta Itaú. Agora, o importante é continuar aumentando sua receita e fazendo os investimentos certo. É para isso que o programa de coaching financeiro A Classe Alta foi criado – veja mais detalhes clicando aqui.

Sobre Seiiti Arata

Seiiti Arata é fundador da Arata Academy e autor do curso de enriquecimento financeiro A Classe Alta. Suas melhores orientações para produtividade pessoal foram condensadas no curso Produtividade Ninja. É também autor do curso de carreira profissional Duplique Seu Salário e no treinamento em empreendedorismo EmpreDig. Suas técnicas de aprendizado estão condensadas no curso Como Aprender Mais Rápido.

Facebook