some image

A Classe Alta

Recado para quem está procurando quais são as melhores opções de investimento

Tags: Finanças

A cada dia, recebo centenas de emails sobre as mais variadas perguntas sobre “investir em quê”, “quais são as melhores ações da bolsa” e outras perguntas avançadas de investimentos.

No nosso curso de coaching financeiro A Classe Alta, temos várias aulas em vídeo que entram em detalhes sobre quais são os procedimentos para essa tomada de decisão. Mas antes de responder a essa pergunta, quero compartilhar um recado que é muito mais importante do que ter essa informação agora, principalmente para quem entrou nessa página procurando saber “no que investir”.

Você não precisa de informações técnicas complexas para enriquecer

Sim. É tudo muito simples, porém a mídia e alguns “experts” fazem tudo parecer mais difícil. Para a maior parte de nós, basta começar o mais rápido possível. Mesmo que o investimento não seja “o melhor de todos”, o processo de busca pelo “melhor investimento” vai consumir muito tempo – e, por consequência, trará menor retorno financeiro.

Sei que neste momento deve ter muita gente irritada, pois ainda está na busca pelo investimento mais lucrativo possível. Mas gostaria de trazer uma analogia do autor Ramit Sethi que escreveu o livro I Will Teach You To Be Rich.

Enriquecer é parecido com perder peso

Quando estamos em uma rodinha de gente falando sobre emagrecimento, é comum escutarmos aquelas dicas de quem deseja “otimizar ao máximo” o processo de perda de peso, com dicas do tipo:

– nunca coma carboidrato no jantar! (Como se isso fosse possível…)
– beba quatro litros de água por dia!
– coma ameixas e abóbora, que possuem bastante fibra, e isso ajuda a eliminar a gordura!

E por aí vai.

Até pode ser que essas ideias tenham respaldo científico, mas no final das contas esse é o detalhe do detalhe. Se a pessoa não passar a comer menos e praticar mais atividades físicas, não será de grande utilidade beber mais água ou aumentar a quantidade de fibras, muito menos ficar gerenciando se os carboidratos aparecem em maior quantidade na manhã ou durante a noite.

Em outras palavras, não adianta ficar indo atrás de técnicas avançadas de investimento se a gente não faz o básico primeiro.

99% do resultado vem de prática continuada e SIMPLES

No caso do processo de perda de peso, não tem que ficar inventando moda: é partir para um treino consistente e de longo prazo… com olho na alimentação equilibrada. Mas não é necessário inventar moda, querendo se entupir de vitaminas e complementos nutricionais obscuros para acelerar metabolismo – esse é apenas um mínimo detalhe.

E no caso do processo de enriquecimento, é a mesma coisa. Temos que passar a gastar de forma consciente, sempre menos do que recebemos de receita. E fazer o máximo possível de economias (sem prejudicar a qualidade de vida), investindo em produtos financeiros práticos.

Temos que nos recordar que o Brasil tem altas taxas de juros e, portanto, mesmo os produtos de renda fixa já trazem um rendimento muito superior ao mercado internacional. O norte-americano padrão teria muita inveja do brasileiro se soubesse quanto ganhamos na Poupança.

O emagrecimento e os nossos investimentos

O que o autor Ramit Sethi propõe é que da mesma forma como a má nutrição conduz à obesidade, a má conduta financeira leva ao endividamento ou dificuldade de enriquecer. A falta de dinheiro não é um problema: é uma consequência.

Assim, o equivalente a “não monitorar as calorias” seria “não monitorar os gastos”.

Quando “comemos mais do que a percebemos”, estamos “gastando mais do que percebemos, ou admitimos”.

Quando ficamos atrás da última dieta e descobertas da medicina ortomolecular para acelerar metabolismo e o emagrecimento… estamos, no mundo das finanças, em busca as ações com o maior potencial de valorização e da composição ideal da nossa cartela de investimentos, obcecados para descobrir qual é a melhor época para o rebalanceamento.

O risco da masturbação financeira

O grande problema de ficar preso nos detalhes é que isso gera uma paralisia diante de múltiplas escolhas complexas e também dá a sensação de expertise, do tipo “agora eu já tenho boa educação financeira, já sei quais são os melhores produtos do mercado”… mas sem fazer nada! Existe uma sensação de saciedade depois que absorvemos bons livros de educação financeira, como se estivéssemos saindo do cinema, uma noção de dever cumprido.

Da mesma forma que não é necessário ser um engenheiro mecânico para dirigir um carro ou ser um nutricionista para perder peso, não precisamos ser experts em finanças para fazer nosso dinheiro crescer. O mais importante é começar e ter fôlego para uma jornada de longo prazo (uma vida inteira de enriquecimento).

Dentro do nosso curso financeiro A Classe Alta, temos a possibilidade de discutir isso tudo com os participantes – estamos todos unidos com o mesmo propósito e sempre incentivando as boas práticas financeiras. Através da nossa lista informativa do programa, você poderá receber mais emails descritivos e vídeos gratuitos para entender um pouco mais sobre essa dinâmica.

Apesar de termos inúmeros materiais bônus com video-aulas com os melhores experts de finanças do país, o maior valor que conseguimos com o coaching financeiro é uma mudança de atitudes e que faz cada um de nós mudar o comportamento e começar imediatamente a adotar ações concretas e específicas para acumular riqueza e continuar crescendo. Um trabalho importante nesse processo é mapear quais são as nossas limitações inconscientes a respeito do dinheiro, usando as técnicas do coaching.Tenho certeza que você vai gostar!

Sobre Seiiti Arata

Seiiti Arata é fundador da Arata Academy e autor do curso de enriquecimento financeiro A Classe Alta. Suas melhores orientações para produtividade pessoal foram condensadas no curso Produtividade Ninja. É também autor do curso de carreira profissional Duplique Seu Salário e no treinamento em empreendedorismo EmpreDig. Suas técnicas de aprendizado estão condensadas no curso Como Aprender Mais Rápido.

Facebook