some image

A Classe Alta

Como investir com pouco dinheiro

Finanças

Parabéns! Você faz parte do seleto grupo de pessoas que, apesar de ter pouco dinheiro para investir, já está procurando pelas melhores opções para aplicar o seu dinheiro. Leia aqui quais são as melhores formas de investimento.

Como já mencionamos em artigo anterior, a caderneta de poupança é uma péssima opção para deixar todas as nossas economias. Por outro lado, existem alguns produtos financeiros mais sofisticados que não estão ao fácil alcance do pequeno investidor. Quais são, portanto, as boas opções para aplicar pequenos investimentos? Antes de passar algumas dicas bastante específicas sobre opções recomendadas, fica um alerta importante:

Cuidado com os golpes

A primeira coisa a ficar atento é que quando a gente está procurando por formas bastante lucrativas, acabamos nos deparando com tipinhos esquisitos que prometem uma rentabilidade absurdamente alta para nosso suado dinheirinho.

Como regra geral, vale ter o triplo de desconfiança sempre que qualquer esquema for proposto para ter mais de 1% de rendimentos ao mês. Geralmente existe um enorme risco envolvido ou estamos diante de algum esquema ilegal ou de pirâmide financeira.

Entendendo a vantagem de investir com pouco dinheiro

É verdade que toda caminhada começa com o primeiro passo. Também é verdade que o investidor sempre olha o ganho porcentual e comparativo para ter ideia do custo de oportunidade.

Por isso, alguns de nós pode olhar para algo como três reais de lucros mensais e vibrar de alegria, já que o capital inicial foi de quinhentos reais, num exemplo hipotético.

É neste ponto que não concordo com muita gente que está buscando a melhor forma de investir com pouco. Podem dizer o que quiserem sobre os mágicos juros compostos, mas três reais é muito pouco e não existe juro composto que tornará esse valor significativo. Mal será possível comprar meio pacote de pipoca no cinema.

A vantagem de começar a investir com pouco dinheiro é a formação de hábitos positivos com relação ao dinheiro. Geralmente, existem dois grandes grupos de pessoas que deseja começar a investir com pouco:

1) jovens profissionais

Se você está começando um novo emprego e consegue poupar, então faz todo o sentido buscar por boas informações e ir construindo o hábito de investir bem. Isso será especialmente importante conforme você adquire mais habilidades e experiências, sendo promovido e com aumento de salário.

2) quem recentemente quitou dívidas

Mesmo no caso de profissionais mais avançados na carreira, acontece o momento em que ao quitar as principais dívidas do cartão de crédito estamos motivados com essa importante conquista e, ao ter maior responsabilidade financeira, despertar o interesse em investir. Geralmente no começo não existe uma quantidade grande para o investimento, e faz sentido começar com pouco dinheiro.

Nestes casos, a primeira coisa a fazer é estudar mais sobre finanças para poder tomar decisões que façam sentido com a personalidade de cada um. Quem tem perfil conservador deve evitar produtos agressivos e vice-versa.

Para isso, o programa de coaching financeiro A Classe Alta conta com dezenas de entrevistas, aulas e materiais bonus com os maiores especialistas de finanças pessoais do Brasil. Temos vídeos sobre como definir seu perfil de investidor e outros que entram em detalhes sobre os prós e contras de produtos como o Tesouro Direto, CDB, ações, fundos imobiliários e muito mais.

O motivo de ser importante ter a educação financeira é simples: não existe o “melhor investimento” e cada tipo de investimento tem diferentes características. Em algum momento da economia uns podem ser melhores ou piores, e essa variação também depende da urgência que você tem em reaver o valor investido para utilizar em outra escolha.

Um exemplo: investimentos em renda fixa (exemplo: títulos da dívida pública no Tesouro Direto, ou CDB direto com os bancos) possuem a opção de serem pré-fixados, pós-fixados ou indexados à inflação. Dependendo do que acontece com a economia (queda ou alta dos juros ou da inflação), alguns serão mais lucrativos do que outros.

Dicas rápidas

Entendendo que ninguém vai ficar bilionário investindo pequenos valores e que essa fase deve ser para construirmos o hábito de investir, podemos ter as seguintes boas práticas:

1) Aprender a investir de forma divertida

Se o processo de investir com pouco dinheiro for burocrático, tenso ou chato, dificilmente poderemos construir o hábito valioso de investir no longo prazo. Temos que saber o que é um investimento seguro para o nosso perfil. Entenda exatamente o que você está fazendo, sem escutar o que o gerente do banco está recomendando, pois nem sempre é a melhor alternativa.

Assim, ao invés de ter como meta aumentar o valor investido, podemos nos concentrar na disciplina, encarando como um desafio: será que a gente vai conseguir investir aquele pouquinho todo mês ao longo de um ano? Caso positivo, comemore, encarando como uma grande vitória!

2) Escolher produtos de complexidade proporcional à nossa sofisticação

Se você é do tipo de pessoa que usa gerenciadores de senha, tem mais de cinco contas de email e mexe com facilidade em qualquer site na Internet, então eu recomendo fortemente que abra uma conta em uma corretora de investimentos e siga os passos para investir em Tesouro Direto.

Depois de ter a prática com o Tesouro Direto, peça também para a corretora liberar operações BM&F e comece a investir em ETF. Eu e meu amigo Henrique Carvalho que escreveu o livro Alocação de Ativos recomendamos BOVA11, SMAL11 e PIBB11 – porém, é sempre importante levar em conta que dependendo da taxa de corretagem, haverá mais prejuízo do que lucro no caso de pequenos valores. Por essas e outras é que o nosso foco será mais em adquirir experiência e construir hábitos do que efetivamente ficar desesperado para ganhar dois ou três reais.

Porém, caso você tenha dificuldade com isso, constantemente se esqueça de senhas, já teve problema de alguém invadir seu computador ou problemas de vírus, então o ideal mesmo é fazer tudo o mais offline possível ou apenas operar dentro das opções de seu banco. Infelizmente, com isso você fica fora das melhores opções de investimento e vale a pena investir um pouco de tempo para ter mais familiaridade com o computador.

3) Trabalhar para aumentar nossas fontes de receita

A pergunta ideal seria: “como faço para ter mais dinheiro para investir?”

Ou seja: é muito bacana que você esteja lendo aqui como investir com pouco dinheiro, mas além de ir adquirindo esse conhecimento (e colocando em prática), é bastante valioso focar primeiramente em formas de aumentar a receita. Isso é o que vai dar uma grande diferença (desde que a gente não aumente as despesas junto!)

4) CDB em bancos menores

Essa é uma opção bem simples. Confira as opções de bancos menores que geralmente oferecem um CDB de alta rentabilidade (comparado com o de bancos grandes), sempre mantendo em mente que qualquer banco pode quebrar e, apesar da garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) pode não ser suficiente no caso de uma quebra grave.

Assim, é importante sempre lembrar da filosofia de não manter todos os ovos em uma única cesta.

5) Aproveite a poupança

Caso naquele mês específico você não acumulou a quantia suficiente para fazer um investimento mais interessante (geralmente os que possuem um valor mínimo), então deixe esse valor separado na poupança. No mês seguinte, você junta com mais um pouco e pode investir.

E depois? Que outros tipos de investimento posso fazer?

Investir é um processo. Você começa com pouco hoje, vê os resultados, aprende a declarar direitinho no imposto de renda no ano seguinte, fica interessado e vai querendo conhecer cada vez mais opções. O dinheiro vai crescendo e dá muita satisfação em ver aquele valor disponível e aumentando. Dá paz de espírito saber que caso você precise para uma emergência, tem como se virar.

Com o tempo, suas ambições vão aumentando com mais confiança e daí começa a ficar bem tangível a ideia da independência financeira, que é ter rendimentos passivos suficientes para suprir todas as despesas que planejamos ter ao longo da vida. A gente vai percebendo, com a prática, que alguns investimentos não compensam por causa das taxas e tributos, outros possuem risco que não compensa, e pouco a pouco vamos ajustando nossa composição de investimentos de acordo com nossas preferências.

Uma ótima forma de dar o primeiro passo é conhecer mais detalhes sobre o nosso curso, clicando aqui.

Sobre Seiiti Arata

Seiiti Arata é fundador da Arata Academy e autor do curso de enriquecimento financeiro A Classe Alta. Suas melhores orientações para produtividade pessoal foram condensadas no curso Produtividade Ninja. É também autor do curso de carreira profissional Duplique Seu Salário e no treinamento em empreendedorismo EmpreDig. Suas técnicas de aprendizado estão condensadas no curso Como Aprender Mais Rápido.

Facebook